Educação promove reunião sobre trabalho intersetorial com equipes diretivas, orientadores pedagógicos e órgãos públicos parceiros

No momento, você está visualizando Educação promove reunião sobre trabalho intersetorial com equipes diretivas, orientadores pedagógicos e órgãos públicos parceiros
Carla Rabello, sec. de Educção, agradece a presença dos diretores escolares, orientadores pedagógicos e órgãos públicos parceiros da SME
Compartilhar:

Em pauta, o fortalecimento do diálogo entre os diversos setores para fomentar as ações integradas realizadas nas unidades de ensino da rede municipal

 

A Secretaria M. de Educação promoveu, nestas quinta (29) e sexta (30), no CEAC, um encontro com equipes gestoras, orientadores pedagógicos das unidades de ensino da Rede Municipal e com representantes de diversos setores das secretarias municipais parceiras, como o PSE (Programa Saúde na Escola), e Conselho Tutelar, fundamental no trabalho do setor de Busca Ativa Escolar da SME. A reunião teve o objetivo de fortalecer o diálogo entre esses setores e órgãos públicos, alinhando o trabalho intersetorial que é promovido em prol da comunidade escolar.

 

Durante o encontro, também foi apresentado o Programa Municipal Escolas Restauradas (PMER), que surgiu da necessidade de transformar o ambiente escolar em um espaço de respeito, inclusão e convivência harmoniosa. Mais do que combater o bullying, o programa propõe formar cidadãos conscientes, empáticos e comprometidos com a construção de uma cultura de paz.

 

“Estamos mais uma vez reunidos discutindo a importância do trabalho intersetorial para garantir a aprendizagem significativa, efetiva, profunda, dos nossos alunos. A proposta é apresentar como o trabalho intersetorial, cada setor, cada serviço da SME, e de outros órgãos públicos, podem se alinhar em ações a favor da aprendizagem dos alunos e do trabalho docente de qualidade”, destacou a diretora do Departamento de Educação, Márcia Maria Tavares.

 

Na ocasião, foram apresentados os resultados do setor Busca Ativa Escolar/SME, que atua no retorno dos alunos aos bancos escolares. Com a parceria das equipes diretivas das unidades de ensino, da Secretaria de Assistência Social, por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), do Conselho Tutelar de Teresópolis e da Vara da Infância/TJRJ, são rematriculados cerca de 300 alunos anualmente.

 

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Valéria Machado, explicou que  o programa é uma iniciativa intersetorial envolvendo as secretarias de Saúde e de Educação, voltada para os alunos da rede pública de ensino, com ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas escolas pactuadas.

 

Ainda durante o encontro, foi apresentado o Programa Municipal Escolas Restaurativas (PMER), que surge da necessidade de transformar o ambiente escolar em um espaço de respeito, inclusão e convivência harmoniosa. Mais do que combater o bullying, o programa propõe formar cidadãos conscientes, empáticos e comprometidos com a construção de uma cultura de paz.

 

O programa fundamenta-se no direito de todo estudante a uma escola segura e livre de qualquer forma de violência, em conformidade com a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, sua concepção considera boas práticas de escolas, bem como a análise de experiências positivas e desafios já identificados nas unidades escolares do município.

 

“Uma escola segura é aquela que reconhece situações de risco, atua de forma preventiva e valoriza o ser humano em sua integralidade.       Com essas ações, a Rede Municipal de Ensino de Teresópolis fortalece uma política permanente de convivência escolar saudável, reafirmando seu compromisso com a educação para a paz, o respeito à diversidade e a formação integral dos estudantes”, enfatizou a diretora do Departamento de Educação, Márcia Maria Tavares.

 

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) também foi um dos temas tratados na reunião. É fundamental um trabalho em conjunto entre a SME e os órgãos parceiros visando incentivar jovens, adultos e idosos a retomarem os estudos. As matrículas estão abertas e podem ser feitas no CEROM, no bairro de São Pedro, e no CEBES, na Barra do Imbuí.

 

Fotos: Jorge Maravilha