Você está visualizando atualmente Educação Inovadora e Empreendedora: Teresópolis investe na inclusão de tecnologia no projeto pedagógico da rede de ensino

O município de Teresópolis está dando mais um passo em direção a uma Educação cada vez mais inovadora e capaz de formar uma geração mais bem preparada para os desafios do século XXI, seja do ponto de vista das competências técnicas quanto sócio-emocionais. Depois de investir em internet de alta velocidade nas unidades e nos laboratórios de inovação – InovaLabs, em 2022 a rede municipal de ensino colocará em prática um projeto pedagógico ancorado na tecnologia, que pretende ter impacto não apenas nos estudantes como nos professores e nas famílias.

MóvelLab: 19 mil tablets com internet para os alunos do ensino fundamental I e II e conteúdo inovador na palma da mão

O município adquiriu por licitação 19.405 tablets para distribuição a todos os alunos do ensino fundamental I e II. Esses tablets já começam a ser entregues em fevereiro, de forma escalonada, todos com chip de acesso à internet. O equipamento será a ferramenta central para proporcionar aos estudantes acesso a um conteúdo inovador, que vai trabalhar temas como educação empreendedora (parceria com o Sebrae-RJ), inteligência socioemocional, leitura, robótica, gamificação e programação de sistemas.

“Mais importante do que o equipamento é o recheio dele, o pacote de conteúdo que vamos proporcionar para acesso por meio desses tablets. Temos uma proposta pedagógica para uma educação para o século XXI, que ofereça uma boa base de conteúdo de ciência e tecnologia, de empreendedorismo, de educação financeira e de inteligência emocional. Fechamos parcerias e contratamos ferramentas que serão disponibilizadas para alunos, professores e pais entendendo que só será efetivo alcançando toda a comunidade escolar. Essa é nossa grande aposta para a transformação do modelo educacional do município”, explica o Prefeito Vinicius Claussen.

Ampliação da atuação dos InovaLabs
Os laboratórios de inovação instalados ao longo dos últimos dois anos nas escolas – Inovalab – ganham uma nova proposta pedagógica. Os espaços passarão a contar com monitores para atender os alunos, explorando as potencialidades da tecnologia na educação. “A proposta é oferecer uma abordagem diferente dos conteúdos que estarão sendo trabalhados em sala de aula, num ambiente tecnológico. Assim alcançamos todas as crianças, e em especial poderemos oferecer aos alunos que tenham alguma dificuldade em sala a possibilidade de se apropriar melhor dos conteúdos”, explica a Secretária Municipal de Educação, Satiele Santos.

Além de permitir que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas na rotina pessoal e no mundo profissional, a tecnologia oferece recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico: “Neste mundo cada vez mais conectado e veloz, estamos propondo um projeto pedagógico que amplie as possibilidades dos nossos alunos e que forme cidadãos mais bem preparados para lidar com os desafios atuais e dos tempos que virão”, conclui Satiele.