Cultura de Raiz no Carnaval

Compartilhar:

O pontapé inicial do Projeto “Cultura de Raiz” em 2018, quando ele completa nove anos, foi dedicado ao Carnaval que começa no próximo sábado, 10 de fevereiro. Uma famosa marchinha do saudoso João de barro, o Braguinha — “Tem Gato na Tuba” —, com o divertido refrão: “Todo domingo/ havia banda/ no coreto do jardim (…)”. Cantada pela apresentadora do projeto, atriz e conselheira estadual de Cultura, Nara Zeitune, acompanhada de Paulo Medeiros, Julicão, Zé da Pipoca, Tião e Zé Luiz, a marchinha já botou muita gente como Clotilde e Zé Futrica para dançar.

Passeando por todos os ritmos, os presentes fizeram a festa. A  turma do forró levantou poeira, com a presença da Subsecretária de Cultura, Cléo Jordão. Um momento intimista com Amado Rodrigues, que tocou no violão e cantou “O Bom Demais” e Assim Não!”, ambas de sua autoria. E continuou com Zé Rodrigues e “O Rio São Francisco” e “O Segredo da Natureza”.

Mas o pessoal do forró estava com a corda toda e voltou com tudo. Félix do Forró, Genaro, Zé da Pipoca, Tião e o auxílio luxuoso da flauta de Seu Firmino atacaram de “Empurra-Empurra” e “Cadê Meu Animal?”. Como o Carnaval era o homenageado do dia, a cantora Lycia Maria, o cantor e violonista Alexandre Firme e, claro, Nano Lyrio, não deixaram o samba morrer e ainda homenagearam uma imortal do gênero, Clara Nunes, com “Conto de Areia” (“É água do mar/ é maré cheia, ô/ mareia, ô/ mareia!”). Depois, Alexandre mostrou sua música romântica e a voz potente, arrancando muitos aplausos. Seu Firmino, firme e forte, voltou com sua flauta, acompanhado de Zé Luiz e Nano. E depois Ivanil Rezende cantou e tocou “A Boa Semente”, de sua autoria.

 A produção do evento foi de Eliana Resende, com apresentação de Nara Zeitune, sonorização e iluminação de Iremilton Souza, montagem da equipe da Secretaria de Cultura e patrocínio do Supermercado Multi Market e da Pousada Terê Parque.