CREAS e CRAS São Pedro promovem palestras sobre a violência contra a mulher 

No momento, você está visualizando CREAS e CRAS São Pedro promovem palestras sobre a violência contra a mulher 
Compartilhar:

Ministradas pela equipe técnica da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a atividade faz parte da campanha do Agosto Lilás. 

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) São Pedro, ambos equipamentos da Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, receberam a equipe técnica da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher para uma série de palestras em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.

As palestras foram ministradas pelas assistentes sociais Karla Ribeiro e Carolina Lisardo e puderam ser assistidas por funcionários e usuários dos equipamentos. Com o auxílio de fotos e vídeos, os participantes conheceram as principais formas de violência contra a mulher, aprenderam a identificar mulheres vítimas e a denunciar as agressões aos órgãos responsáveis. Também foram apresentadas as principais formas de atuação da Secretaria dos Direitos da Mulher, como o acompanhamento especializado e o auxílio aluguel especial para mulheres vítimas de violência doméstica.

“Quando a Secretaria dos Direitos da Mulher nos procurou oferecendo essas palestras, não pensamos duas vezes em aceitar, pois é muito importante que a nossa equipe esteja atenta aos sinais que algumas usuárias podem apresentar e que conheçam as formas de prestar assistência da melhor maneira possível. Também achamos muito importante que as nossas usuárias saibam identificar as formas de violência e onde pedir ajuda, caso precisem, pois o nosso objetivo é que o diálogo, a conversa e o acolhimento ocupem todos os espaços onde antes existia apenas o silêncio”, declarou a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Graça Granito.

Karla Ribeiro, Assistente Social da SMDM, falou sobre a importância das ações de conscientização: “Estamos realizando essas palestras em todas as unidades do CRAS e no CREAS, mas também em outros equipamentos, como a Guarda Municipal, outras secretarias municipais que lidam diretamente com o público, hospitais e estabelecimentos como mercados e escolas, para que um maior número de pessoas saiba identificar a violência contra a mulher, saiba ajudar uma mulher que esteja pedindo ajuda e, o mais importante, que as mulheres vítimas de violência saibam identificar e denunciar seus agressores, pois a nossa missão é oferecer informação e acolhimento para todas.”

As palestras continuarão a ser ministradas durante todo o mês de agosto em todas as unidades do CRAS. Confira a agenda: 

1/08, 10h – CRAS Alto

12/08, 14h – CRAS Bonsucesso

13/08, 9:30h – CRAS Meudon

14/08, 14h – CRAS Meudon

15/08, 10h – CRAS Prata

21/08, 10h – CRAS Barroso

28/08, 13:30h – CRAS Barra

Fotos: Divulgação