Você está visualizando atualmente Conselho da Cidade empossa membros e elege presidente e vice-presidente até 2023

Empossados durante videoconferência nesta quinta-feira, 28/01, pelo Prefeito Vinicius Claussen, os 26 novos integrantes do Conselho Municipal da Cidade de Teresópolis para o biênio 2021-2023. Durante a Reunião Ordinária, a professora Ana Maria Gomes de Almeida, representante da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) foi eleita presidente do Conselho pelos próximos dois anos, e Raimundo Lopes, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambient e, será o vicepresidente.

O Prefeito enalteceu o trabalho realizado pelo Conselho da Cidade nos últimos dois anos. Ele destacou a conclusão da revisão do Plano Diretor, que foi protocolada na Câmara de Vereadores em dezembro de 2019 pelo então secretário de Planejamento, Alvaro Chrispino; a revisão do Código de Obras, que recebeu importantes contribuições, e a lei da Calçada Acessível, que sairá do papel esse ano. “Vimos um Conselho atuante e democrático, que conseguiu apresentar importantes resultados. Agradeço a colaboração de todos os conselheiros e desejo êxito na construç&a tilde;o democrática de políticas públicas por uma Teresópolis melhor para todos”, assinalou Vinicius Claussen.

Raimundo Lopes deixou a presidência do conselho e foi eleito vicepresidente. “Agradeço a oportunidade que tive de ser secretário de Meio Ambiente durante 7 meses do primeiro mandato do Prefeito Vinicius Claussen e ao secretário Flávio Castro por todo apoio quando fui eleito presidente do Conselho da Cidade. Meus agradecimentos também a todos os conselheiros que me ajudaram a conduzir os trabalhos no biênio anterior e que colaboraram com todas as conquistas nesse período”, comentou.

Plano de metas

O Prefeito Vinicius Claussen confirmou a assinatura do ‘Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia’, elaborado em conjunto pela Sala Verde Unifeso (Centro Educacional Serra dos Órgãos) e pela Sala Verde Que Te Quero Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O documento foi oficializado durante a mesa-redonda ‘Agenda 2030 e ODS: Energia Social, Ambiental e Econômica’, realizada em 26 de novembro de 2020 na edição virtual do V Confeso – Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso. “É um compromisso pelos 4 anos de gestão. Convido o Conselho da Cidade a participar da construção d o nosso plano de metas, no planejamento de ações concretas em benefício do desenvolvimento sustentável do nosso município“, conclamou Vinicius Claussen.

presidente eleita também fez suas considerações. “Fico muito satisfeita com a fala do Prefeito de que o Conselho deve estar envolvido na construção do plano de metas da gestão municipal. O Conselho da Cidade está bem equilibrado, que cada conselheiro saiba defender suas ideias com cordialidade, civilidade e respeito ao próximo. Afinal, o município é maior que todos nós”, concluiu Ana Maria Gomes de Almeida.

Conselho

Criado pela Lei Municipal n° 3.392/2015, o Conselho da Cidade é vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais e tem 26 membros, entre representantes da sociedade civil e do poder público. Tem funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, e entre suas atribuições está a de assessorar o Poder Executivo no estabelecimento de prioridades quanto à realização de projetos de interesse para o desenvolvimento sustentável de Teresópolis.

Conselho Municipal da Cidade – Biênio 2021-2023:

1) Segmento Governamental:

• Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais:
Titulares: Davi Furtado dos Santos, Alessandro Hilleshein Silva
Suplentes: Cesar Murilo Braz, Adriana Aquino de Oliveira

• Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural:
Titular: Dr. Kleber Cozzolino
Suplente: Dr. José Luciano Pereira

• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:
Titular: Valdeck Antonio do Amaral
Suplente: Arinda Lima Ferreira Apolinário

• Secretaria Municipal de Turismo: