Consciência cidadã: Prefeito recebe adolescentes que buscam soluções para desafios sociais e ambientais

O Prefeito Vinicius Claussen recebeu nesta quinta, 8, na Prefeitura, um grupo de adolescentes que contou sobre o projeto ‘Replasticando’. Voltada para a questão do lixo plástico e para a educação ambiental das futuras gerações, a ideia é transformar garrafas pet em peças de roupas. O Prefeito também recebeu a estudante Maria Luiza Quental, uma menina ainda, mas com uma imensa consciência cidadã. Malu tem especial preocupação com as pessoas em situação de rua.

“Tive um fim de tarde muito agradável, recebendo um grupo de meninos e meninas que vieram nos contar de seus projetos para a cidade. Entre eles, a Malu, com uma consciência cidadã de ‘gente grande’. Ela vem fazendo uma bonita campanha voltada para o cuidado com as pessoas em situação de rua. Com todo esse engajamento, convidei a Malu para ser embaixadora do programa municipal Busca Ativa Social. Que a Malu inspire outros meninos e meninas e nossos adultos”, enfatizou Vinicius Claussen.

O ‘Busca Ativa Social’ acontece permanente no município, acolhendo e encaminhando pessoas em situação de rua para o abrigo municipal, localizado no Sopão, onde se alimentam, recebem agasalhos e dormem abrigados.

Projeto escolar de Amanda Santa Rita, João Gabriel Soares, Letícia Couto, Maria Clara Nobre, Rafael Gulinely, Sara Evelyn e Victor Esteves, o ‘Replasticando’ envolve um processo de reciclagem que transforma garrafas pet em fios para a confecção de peças de roupas, como camisetas, uniformes. O grupo apresentou ao Prefeito o projeto, com lista de custos, benefícios, cronograma de implantação e expectativa de produção.

“Fiquei impressionado com a qualidade do projeto idealizado por este grupo super empreendedor. Uma solução bastante viável para a questão do lixo plástico e para a educação ambiental das futuras gerações. Com certeza, uma iniciativa que vamos avaliar com carinho e procurar caminhos para ajudar a colocar em prática”, ressaltou o Prefeito, destacando o desejo dos criadores do projeto de que ele seja multiplicado.