Concessão dos serviços de água e de esgoto: Conselho do Meio Ambiente detalha tipos de coleta e de tratamento indicados em projeto técnico

2º Audiência Pública de consulta à população será realizada dia 15 de agosto

Dando continuidade ao acompanhamento do processo de concessão dos serviços de coleta, distribuição e tratamento de água e de esgoto, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) abordou novamente o Termo de Referência. Esse documento possui informações técnicas, de acordo com as características e necessidades de cada região do município, e aponta minuciosamente todas as etapas a serem executadas pelo projeto de concessão.

Em reunião nesta segunda-feira (5), o presidente do Comdema, Flavio Castro, secretário de Meio Ambiente, esclareceu dúvidas pontuais dos conselheiros, apresentando as respostas aos questionamentos feitos na 1⁰ Audiência Pública, realizada em julho.

Também foram abordados os tipos de estação e de sistemas de tratamento que serão construídos: compactos, de médio e grande porte. Nas áreas de menor concentração de moradores serão adotados os biodigestores, equipamentos que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo.

“Todas as adaptações e sugestões feitas para elaboração do termo de referência com vistas ao futuro edital de licitação foram apresentadas aos conselheiros, que também deram sua contribuição. Esse debate terá continuidade na 2ª audiência pública”, explicou Flavio Castro.

A concessão já foi debatida na 1ª Audiência Pública realizada em julho pela Prefeitura. Para ampliar o debate com a população, está marcada para o dia 15 de agosto a 2ª Audiência Pública. O local é o Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, na Várzea, a partir das 17h.