Você está visualizando atualmente Coleta Seletiva nas escolas: Prefeitura realiza ações de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos recicláveis

Equipes do programa municipal ‘Recicla Terê’, em parceria com o projeto ‘Meu Ambiente’, do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, realizaram, nos dias 14 e 16 de junho, na Escola Municipal Paulino Custódio Rezende, em Canoas, uma ação para conscientizar e orientar alunos, familiares e equipe escolar neste mês do Meio Ambiente a respeito da destinação correta dos resíduos recicláveis. A aproximação com as escolas é feita através da implantação de um Ecoponto.

No dia 14, a equipe do setor de Educação Ambiental teve o primeiro contato com as crianças da Educação Infantil e também do Ensino Fundamental I da escola. Música, contação de história interativa e brincadeiras sobre a separação dos resíduos recicláveis foram algumas das dinâmicas promovidas.

“Antes de direcionar para a questão do lixo, ou melhor, dos resíduos, os conteúdos envolveram abordagens mistas sobre natureza, biodiversidade e Meio Ambiente. Representamos o Meio Ambiente não só como um espaço natural, mas também como um meio que faz parte do nosso cotidiano, assim como nossas casas, ruas, escolas, rios e florestas, sendo então, locais que necessitam de reconhecimento e cuidado”, disse Victória Canto, do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

No dia 16 de junho foi a realizada a inclusão da Escola Municipal Paulino Custódio de Rezende no Programa Municipal de Coleta Seletiva ‘Recicla Terê’. O coordenador do programa, Thiago Lima, conversou com os familiares dos estudantes da unidade explicando como funciona o trabalho da Associação dos Catadores, quais os resíduos são aceitos e de que forma podem ser descartados no Ecoponto. Neste mesmo dia, o Ecoponto foi implantado na escola para ser utilizado não somente pelos funcionários da unidade, como também pelos moradores do bairro de Canoas e das proximidades. Além disso, Canoas e Prata dos Aredes já contam com a rota no sistema porta a porta do Programa de Coleta Seletiva.

A escola recebeu também o projeto ‘Educando com o Aurita’, desenvolvido pelo educador Alessandro Antunes. Na ocasião, partilharam importantes saberes sobre a conservação do primata que está ameaçado de extinção. Entre histórias e atividades, os alunos escreveram e montaram o cenário da história da espécie.

“O interesse pelo trabalho do programa nasceu da própria equipe diretiva que deu um importante passo para a valorização da coleta seletiva e também para o processo de conscientização sobre os cuidados ambientais. Interessante também que as professoras estão dando continuidade a este assunto com seus alunos. Agora, precisamos ampliar esta consciência para que as demais pessoas conheçam e contribuam para o programa”, explicou a bióloga e coordenadora do setor de educação ambiental da SMMA, Victória Canto.

A coleta dos resíduos no Ecoponto da E.M. Paulino Custódio de Rezende pelo caminhão Recicla Terê está sendo realizada às quartas-feiras. O trabalho de conscientização seguirá no mês de Julho. A equipe vai promover as atividades na Escola Municipal José Duarte Magalhães no bairro Prata dos Aredes, com o objetivo de replicar este conhecimento e conscientizar sobre a importância da Coleta Seletiva.

Para mais informações sobre o Programa ‘Recicla Terê’: [email protected] ou (21) 2742-7763, e com o Setor de Educação Ambiental – [email protected].