Ginásio terá medidas oficiais e será integrado à escola, que passa por ampla reforma e modernização
A transformação da Escola Municipal Profª Acliméa de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, segue a todo vapor e atingiu, na última segunda-feira (28), um marco importante: o início da colocação do telhado do novo ginásio poliesportivo. A estrutura metálica — com cada peça pesando cerca de uma tonelada — dará forma a um espaço esportivo moderno e coberto, com dimensões oficiais, pensado para oferecer conforto, funcionalidade e segurança aos alunos.
O ginásio será totalmente integrado à escola, garantindo maior fluidez entre os espaços pedagógicos e esportivos. A cobertura contará com pintura epóxi, assegurando durabilidade e resistência em meio as condições climáticas — um investimento em qualidade que reflete o compromisso da gestão municipal com a infraestrutura educacional.
Além do ginásio, a unidade escolar passa por uma ampla obra de ampliação, reforma e modernização. A escola contará com um total de 13 salas de aula, três delas com acesso direto às áreas externas, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, banheiros acessíveis e vestiários. A fachada também será revitalizada com o assentamento de tijolinhos, trazendo um novo aspecto estético ao prédio.
A parte externa do entorno da escola também está sendo requalificada: todo o quarteirão ganhará calçamento novo com piso intertravado no padrão do município, além de piso direcional e tátil, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs). Internamente, a acessibilidade também está sendo considerada em todos os detalhes do projeto.
A escola, que é a primeira da rede municipal a ofertar ensino em tempo integral, terá capacidade para atender até 300 alunos em um ambiente mais seguro, inclusivo e moderno. A previsão é de que a obra seja concluída no final de agosto de 2025, conforme orientação do prefeito Leonardo Vasconcellos, que determinou celeridade na entrega.
_“A gente pretende entregar um ginásio que seja um aparelho de referência educacional para o nosso município”,_ destacou Matheus Lauand, Secretário de Fiscalização de Obras.
Já a Secretária de Educação, Carla Rabello, reforçou o impacto positivo da reestruturação: _“Vamos devolver muito em breve uma escola reformada, acessível, oferecendo todas as possibilidades com qualidade para nossos alunos.”_
Com um olhar atento ao futuro, a revitalização da Escola Acliméa representa mais do que uma obra física: é um passo concreto rumo a uma educação pública mais estruturada, acolhedora e preparada para transformar vidas.
Fotos: Jorge Maravilha