Você está visualizando atualmente ‘Bolsa Atleta’: atletas de Teresópolis podem ser inscrever nos programas estadual e federal

Atletas de Teresópolis interessados em se inscrever nos programas ‘Bolsa Atleta’, oferecidos pelo governo do estado e governo federal, podem comparecer à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com sede no Ginásio Pedro Jahara, para receber orientações sobre o cadastramento. Os auxílios são voltados para atletas e paratletas desde a categoria de base até profissionais de alto rendimento. O objetivo das iniciativas é contribuir para a manutenção da carreira dos atletas de alto rendimento, de formação e estudantil buscando proporcionar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participem de competições.

“Nós da Prefeitura, através da gestão do Prefeito Vinicius Claussen, estaremos dando o suporte para que os atletas de Teresópolis se inscrevam nos programas oferecidos pelo estado e pelo governo federal. Os atletas podem ir à Secretaria de Esporte para que possamos auxiliá-los no cadastramento para os programas. O edital de convocação e processo seletivo para o ‘Bolsa Atleta’ do estado foi lançado na semana passada e os atletas têm 20 dias para se cadastrar. Já as inscrições para o programa federal terminam nesta sexta, dia 18. Então, os atletas devem ficar atentos aos prazos. Os interessados devem comparecer à SMEL, de segunda a sexta, das 10h às 16h”, explicou o secretário de Esporte, Gustavo Lopes.

O Programa Bolsa Atleta, da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer destina bolsas que variam de R$ 500 a R$ 5 mil para atletas e paratletas do estado. O programa terá investimento total de R$ 6,3 milhões em 2022.

Os interessados devem acessar o site da secretaria (http://www.rj.gov.br/secretaria/esporte) onde o edital foi publicado e obter todas as informações. A intenção do governo é priorizar o repasse dos benefícios aos jovens: 85% das bolsas serão para atletas e paratletas de categorias de base. Os outros 15% serão para atletas de alto rendimento.

Serão cinco categorias para atletas e paratletas, que variam do alto rendimento à base: Olímpica & Paralímpica; Internacional A; Internacional B; Nacional A; Nacional B. Todas as modalidades estão contempladas, desde que o atleta esteja filiado a uma federação estadual, associação nacional, confederação nacional ou pelos comitês olímpico e paralímpico brasileiro.

O atleta que já recebe algum benefício – bolsas federais ou patrocínios privados, por exemplo – terão concessão de 80% do auxílio.

Bolsa Atleta Federal

Importante ferramenta para o desenvolvimento do esporte brasileiro, o Bolsa Atleta teve o Edital de 2022 publicado, no último dia 28 de janeiro, no Diário Oficial da União. As inscrições são exclusivamente pelo sistema digital do programa e podem ser realizadas até o dia 18 de fevereiro. Mais informações estão disponíveis no site do Ministério da Cidadania (https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-atleta).

O processo online e a publicação do edital sempre em janeiro são novidades implementadas pela atual gestão da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Os candidatos não precisam mais enviar documentos pelos Correios. O sistema digital facilita as inscrições e o acompanhamento dos processos de análise e concessão do benefício.

Em um ambiente seguro e virtual, os candidatos podem realizar a inscrição, enviar documentos como declarações de clubes e de patrocinadores direto pelo sistema. É nele também que o candidato à bolsa preenche o plano esportivo, acompanha o andamento da análise da inscrição e verifica periodicamente a existência de pendências.

A publicação da lista de contemplados no novo edital do Bolsa Atleta está prevista para ocorrer na primeira quinzena de abril. Após a divulgação, o atleta pode, por meio do sistema, enviar os dados bancários e assinar o termo de adesão. É a partir da publicação da lista de contemplados no Diário Oficial da União que começa a contar o prazo de 10 dias para que os candidatos entrem com recursos.

Outra vantagem da publicação do edital em janeiro é facilitar a destinação de recursos ao Bolsa Atleta. Atualmente, o investimento necessário já está inserido na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano vigente. Para 2022, o orçamento do programa é de R$ 135,2 milhões.

Mais de 7 mil atletas contemplados em 2021

Um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas no mundo, o Bolsa Atleta é fundamental aos desportistas brasileiros de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. O programa garante condições mínimas para que eles se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas. Na última lista do programa, foram contemplados 7.248 atletas.

O Bolsa Atleta concede o benefício em cinco diferentes categorias (além da Pódio, principal categoria, que tem edital separado): Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica, com valores mensais que variam de R$ 370 a R$ 3.100. Cada uma delas tem pré-requisitos, como ter no mínimo 14 anos de idade, estar vinculado a um clube e filiado a uma confederação, além de ter obtido resultado em uma competição indicada pela respectiva confederação. Todos os pré-requisitos de cada categoria de bolsa estão listados no site do Ministério da Cidadania.