Durante três dias de imersão, Bonsucesso, no terceiro distrito, se transformou no epicentro da inovação e da tecnologia voltadas ao agronegócio de toda a região, com a realização do AgroInova Summit — o primeiro evento da Região Serrana do Rio de Janeiro dedicado a fomentar soluções tecnológicas para o setor agro.
Realizado pelo Movimento Empreendedor, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, o Summit reuniu cerca de 80 participantes, entre empreendedores, desenvolvedores, designers, produtores rurais e especialistas da agricultura familiar, todos com um propósito em comum: transformar ideias em startups capazes de impulsionar o campo com inovação e sustentabilidade.
O encontro aconteceu na Escola Resolve, em Bonsucesso, e promoveu uma verdadeira jornada de cocriação. Ao longo do fim de semana, os participantes receberam mentorias de especialistas nas áreas de agronegócio, tecnologia e gestão, passando por etapas de ideação, modelagem de negócios e desenvolvimento de protótipos. Um dos pontos altos da ação foi a interação in loco com os produtores rurais e a cadeia produtiva local, o que permitiu um grau de especialização das propostas que traduzia integralmente as maiores dores presentes hoje no segmento.
No domingo, o momento mais aguardado: a apresentação das soluções desenvolvidas para uma banca de jurados, que avaliou criatividade, viabilidade e impacto das propostas. Sete grupos chegaram à etapa final e apresentaram suas ideias. As três soluções premiadas foram: Agro Voz, terceiro lugar; Agro Loca Fácil, segundo lugar, e Conecta Rural, a grande vencedora do evento.
“Estou impactado com a qualidade dos projetos. Já faço esse tipo de evento tem um tempo, o Movimento Empreendedor está com essa proposta há alguns anos, mas o que vi aqui neste final de semana me deixou realmente impressionado”, enalteceu Marcelo Oliveira, organizador do AgroInova, e que ainda ressaltou o legado do evento para a região. “Não sabemos o que vai acontecer depois dessa experiência, mas demos o primeiro passo”, finaliza.
Eventos como este fortalecem a cultura da inovação, estimulam o empreendedorismo rural e mostram que o futuro do campo passa, necessariamente, pela tecnologia e pela colaboração. “A Prefeitura tem orgulho de apoiar e participar de iniciativas que geram impacto real, formam talentos e ampliam as fronteiras da inovação. O setor Agro é um dos pilares da nossa economia e, quando unimos o saber da agricultura familiar com as ferramentas digitais e o pensamento inovador das startups, criamos um ambiente fértil para novas soluções e oportunidades”, explica o subsecretário de Ciência e Tecnologia do município, Anderson Duarte.
O AgroInova Summit reforça o protagonismo de Teresópolis no avanço da inovação e no fortalecimento da agricultura familiar, conectando talentos e ideias em prol de um futuro mais sustentável e tecnológico para o agronegócio serrano.
Fotos: Divulgação





