Você está visualizando atualmente Transformação digital no setor público é tema do webinar TerêGovDigital promovido pela Prefeitura de Teresópolis

Os desafios da transformação digital no setor público foram debatidos no webinar TerêGovDigital promovido pela Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia e de Administração, em parceria com a Fundação Vanzolini, nesta quinta-feira, 1º/09. Transmitido ao vivo, o evento virtual, que teve como mediador Ricardo Motta, Gerente Sênior de Projetos de Inovação Aberta na TCS, teve a participação do ex-secretário de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Daniel Annenberg contando sobre a transformação digital na Prefeitura da cidade paulista.

“A tecnologia deve ser o meio para melhorar a qualidade de vida da população. Cidade Inteligente para as pessoas que vivem nela, facilitando e simplificando o acesso aos serviços públicos”, destacou Daniel Annenberg, que atua há 30 anos na área pública. Durante a palestra, Daniel, que é formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), falou sobre os principais projetos no segmento público. Foi um dos idealizadores do Poupatempo e diretor-presidente do Detran no período de 2011 a 2016, onde reformou e profissionalizou toda a estrutura do órgão, desburocratizou o sistema, digitalizou os serviços e melhorou o atendimento aos cidadãos.

Titular da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) entre 2017 e 2019, Daniel foi responsável pela entrega de sete unidades do Descomplica SP (o Poupatempo da cidade), investiu em inclusão digital ao triplicar os pontos de Wi-Fi livre, digitalizou 99% dos processos da prefeitura, implementou serviços eletrônicos e diminuiu os prazos para a abertura de empresas na cidade (de mais de 100 para quatro dias).

O webinar contou também com a participação dos secretários municipais de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, e de Administração, Lucas Pacheco. Os gestores destacaram o empenho e dedicação dos servidores da Prefeitura na transformação digital que está sendo implementada no município e que já traz excelentes resultados. “Os servidores entenderam a proposta do Prefeito Vinicius Claussen e não ficaram na zona de conforto, abraçando os desafios de transformar a Prefeitura. Somente nos dois primeiros meses do novo sistema digital de processos, economizamos cerca de 282 mil impressões. Isso significa economia para os cofres públicos e transparência na atividade pública”, ressaltou Lucas Pacheco.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, enfatizou o excelente trabalho feito por Daniel Annenberg à frente da pasta de Ciência e Tecnologia na Prefeitura de São Paulo. “Daniel é uma referência. Sabemos que não é nada fácil implementar projetos e na sua passagem como secretário de Inovação e Tecnologia na cidade de São Paulo fez um trabalho extraordinário. Agradecemos a disponibilidade em compartilhar sua experiência conosco”.

Oberg também deixou registrado que além da transformação digital na Prefeitura de Teresópolis, a gestão do Prefeito Vinicius Claussen investe no fortalecimento e expansão das universidades públicas no município. Recentemente, o Prefeito assinou convênio com o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), já possui convênio com a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e também com a Fundação CECIERJ, que administra o Polo CEDERJ.

‘TerêGovDigital’

Criado na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, o Programa TerêGovDigital tem como meta a digitalização dos serviços e a transparência pública, o que facilita a vida dos cidadãos. Entre os primeiros avanços do programa estão a integração com sistema da Junta Comercial, facilitando abertura de empresas; implantação de sistemas na Saúde, Ouvidoria e Desenvolvimento Social; instalação de fibra óptica em mais de 95% das unidades da Prefeitura; adesão à RedeGovBr do Governo Federal; implantação do novo sistema de Protocolo Eletrônico; implantação de nova infraestrutura de servidores na nuvem (cloud); e o novo Portal da Prefeitura.