‘Adote Terê’: começa a revitalização do pórtico do Soberbo

Você está visualizando atualmente ‘Adote Terê’: começa a revitalização do pórtico do Soberbo

O pórtico de entrada da cidade, no Soberbo, e seu jardim começaram a ser revitalizados nesta quarta-feira, 02/02. É mais um espaço público cuja manutenção passa a ser feita pela iniciativa privada por meio do projeto ‘Adote Terê’. O termo de adoção foi assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen e por um empresário da cidade no fim de 2021 e inclui a remodelação paisag&ia cute;stica do jardim do entorno da estátua da Imperatriz Teresa Cristina, também no Soberbo.

A restauração do pórtico envolve a inserção de lambrequins (ornamento com recortes de madeira) no beiral do telhado, troca de telhas e aplicação de detalhes em madeira do estilo arquitetônico enxaimel nas paredes. Pintura geral, pintura dos mastros e colocação das bandeiras das tradicionais colônias de imigrantes no município completam as intervenções. Os jardins do entorno do pórtico e da estátua da Imperatriz Teresa Cristina receberão mais de 2.000 mudas de plantas, entre hortênsias, sunpatiens vermelhas e coloridas, lantanas, moréias, liríopes e bromélias imperiais.

“O pórtico terá sua identidade visual renovada e ganhará características arquitetônicas inglesas. O ‘Terê tão Bela’ vai saindo do papel e, gradativamente, recuperando a referência inglesa que chegou a Teresópolis por influência de George March, desbravador dessa região no século XIX. Nosso agradecimento ao empresário pela parceria, que dará um charme especial e embelezará a entrada da cidade. As ações para resgatar a identidade de Terê e avivar a sensação de pertencimento da populaç& atilde;o pela cidade vão continuar, com várias intervenções urbanas de renovação dos locais públicos”, garante o Prefeito Vinicius Claussen.

Os projetos de melhorias e manutenção dos jardins e espaços públicos são elaborados pelo Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. Os adotantes recebem orientação técnica de paisagista da Prefeitura, que acompanha e fiscaliza os trabalhos de revitalização paisagística.