Você está visualizando atualmente ‘Terê tão Bela’: Prefeito Vinicius Claussen lança programa de resgate da identidade de Teresópolis nesta terça-feira, 23/11

Iniciativa propõe intervenções de infraestrutura, segurança, acessibilidade e de embelezamento da cidade para dar qualidade de vida à população

Marcado para esta terça-feira, 23/11, o lançamento do programa ‘Terê tão Bela’, idealizado pelo Prefeito Vinicius Claussen e que propõe o resgate da identidade de Teresópolis e do sentimento de pertencimento da população, por meio de intervenções urbanas estratégicas que visam oferecer mais beleza, segurança, acessibilidade, conforto e qualidade de vida para seus cidadãos. Restrita a convidados, por conta da pandemia, a solenidade será realizada no Teatro do Sesc Teresópolis, na Várzea, às 16h.

A proposta é que Teresópolis recupere sua referência inglesa e se aproprie da sua identidade por meio do resgate de sua história desde 1818, quando começou a ser povoada pelo inglês George March, grande incentivador da agricultura e da visitação da região para turismo e veraneio.

“O ‘Terê Tão Bela’ tem como meta estabelecer um novo padrão urbano do município e compreende um conjunto de iniciativas que vão muito além do resgate da beleza estética que já fez a nossa cidade ser reconhecida nacionalmente. Para nós, uma Teresópolis bela e de dar orgulho é uma cidade que oferece espaços públicos seguros, acessíveis, confortáveis e belos para seus cidadãos. É nesse espírito que nasce o programa”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que a construção da identidade visual para Teres&oacut e;polis está alinhada com um dos principais eixos de desenvolvimento do município, segundo o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, e o fomento ao turismo.

O ‘Terê tão Bela’ abrange seis eixos estratégicos:

• Florir Teresópolis – O eixo tem como objetivo contribuir para o embelezamento dos espaços públicos e para a autoestima do cidadão teresopolitano. O paisagismo é mais que plantar jardins, mas criar espaços públicos que, em harmonia com a arquitetura, proporcionem lazer, convívio social, esporte, cultura, contemplação e educação ambiental, trazendo dignidade e qualidade de vida a todos. Somando-se aos benefícios sociais e ambientais, florir e arborizar áreas públicas pro move, ainda, o turismo e o aquecimento da economia do município. Já foi levando aos bairros Caleme e Fonte Santa, na área urbana, Vale dos Lúcios e Fazenda Suíça, na zona rural.

• Adote Terê – Criado para sanar, em curto prazo, a necessidade de serviços especializados para atender as demandas de manutenção e melhorias de áreas públicas como praças, jardins e canteiros, considerando calçadas acessíveis paisagismo, mobiliário urbano, instalação de lixeiras, sinalização urbana, iluminação e jardinagem. Também em andamento, com a adoção oficializada de 4 espaços públicos, tem como objetivo atrair a participa&ccedil ;ão de empresas e cidadãos para participar do processo de gestão ambiental de Terê, agindo para suprir com mais celeridade tais demandas. Dessa forma, estimula-se a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos, promovendo melhores dinâmicas de uso desses importantes espaços de Teresópolis.

• Cidade Limpa – Como o nome já diz, as ações previstas neste eixo visam deixar Teresópolis mais limpa, tanto no aspecto visual quanto em termos de limpeza urbana propriamente dita. Nesse sentido, busca ampliar as ações de coleta, destinação e tratamento de lixo, do programa de reciclagem Recicla Terê e outras iniciativas voltadas para coleta e destinação de resíduos sólidos. Além disso, pretende combater a poluição visual, ampliar a fluidez e o conforto nos deslocamento s de veículos e pedestres; reforçar a segurança das edificações e da população; e assegurar o fácil acesso aos serviços de interesse público nas vias e logradouros. Já foi levado aos bairros Perpétuo e Pimentel e segue neste sábado, 27/11, no Rosário.

• Calçada para Todos – Propõe garantir o cumprimento da Lei das Calçadas Acessíveis e melhorar a qualidade das calçadas com padronização e acessibilidade, permitindo aos cidadãos um deslocamento fluido, livre de obstáculos, seguro contra acidentes e inclusivo. Um caminhar seguro também possibilita a visão do pedestre ao entorno, o que contribui também para o fomento ao comércio de rua.

• Renova Terê – propõe reduzir a poluição visual provocada por letreiros que encobrem fachadas e comprometem o conjunto arquitetônico do município, com foco inicial no eixo turístico. Está embasado por valores como o respeito à integridade da arquitetura das edificações, do espaço urbano da cidade e do patrimônio histórico. A realização de uma adequação de estrutura visual das fachadas e letreiros servirá de elemento de apoio neste sentido, em especial pelo resgate das raízes da colonização de Teresópolis, neste caso, o fomento à identidade visual inglesa.

• Revitaliza Terê – Enfatiza sua referência na identidade natural com ações relacionadas à ampliação dos atrativos existentes no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, objetiva potencializar o Turismo Verde. O Turismo de Lazer também é pauta presente ao retomar as atividades do Lazer Terê, ampliando as atividades com novas atrações econômicas, turísticas, sociais e gastronômicas que sejam associadas com as prát icas esportivas e de lazer. No escopo do Projeto de Revitalização dos espaços públicos e à luz da concepção do novo espaço urbano, estão inseridos os mobiliários urbanos, que são equipamentos e objetos instalados em espaços públicos disponíveis para o uso da população ou suporte dos serviços da cidade. Fazem parte dos equipamentos descritos bancos, pontos de ônibus, lixeiras, cachepôs, bicicletários, academias e postes de sinalização.