Você está visualizando atualmente Prefeitura lança edital inédito para estimular projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação

Pioneira entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, iniciativa prevê investimentos de R$ 195 mil em 45 projetos

Durante a III Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Teresópolis, realizada nos dias 30/11, 1º e 2/12, o Prefeito Vinicius Claussen anunciou o lançamento do edital de chamamento público para projetos inovadores para diversas áreas. O edital foi publicado no Diário Oficial eletrônico do município, nesta terça-feira, 30/11, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, nos termos da Lei n.º 3.811/2019. A cidade é a primeira do estado a contar c om editais para o fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. O intuito é apoiar e fomentar as iniciativas que possam promover o empreendedorismo em busca da inovação tecnológica no município. São previstos investimentos de R$ 195 mil em 45 projetos.

O documento torna públicos os procedimentos para a apresentação, análise, seleção e apoio econômico e financeiro a empreendedores titulares de projetos de inovação com base tecnológica. As inscrições das propostas são gratuitas e devem ser realizadas através do endereço eletrônico https://teresopolis.rj.gov.br/inovatere, entre os dias 10/01/2022 e 10/ 02/2022.

O Prefeito Vinicius Claussen recebeu, em seu gabinete, na Prefeitura, nesta quinta, 2, o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, o subsecretário da pasta, Cleiton Pimentel, e o presidente do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Oliveira.

“Somos o primeiro município do estado a contar com editais para o fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. O nosso objetivo é incentivar e fomentar empreendedores, pesquisadores e estudantes para inscreverem propostas em estágio inicial do processo de desenvolvimento nas áreas de Agricultura, Turismo, Educação e Governo Digital, que estejam em consonância com um dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável do milênio, da ONU”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, pontuou sobre os objetivos específicos da iniciativa. “Entre os objetivos estão avaliar e apoiar propostas de solução de problemas que tenham impacto social e transformá-las em um modelo de negócio capaz de ser desenvolvido, testado, melhorado e colocado no mercado; capacitar, através de cursos, oficinas, palestras e mentorias híbridas individuais e coletivas, para auxiliá-los a transformar seus projetos em um modelo de negócio inovador, escalável e sustentável; criar e desenvolver novos negócios e oportunidades para desenvolvimento econôm ico e social dos participantes, e a criação de novas empresas de base tecnológica, que poderão ser abertas utilizando-se da infraestrutura do Espaço do Empreendedor”.

Público de interesse

Poderão participar do edital as pessoas físicas e jurídicas titulares de projetos individuais que tenham por base o relacionamento territorial com o Município de Teresópolis, com as seguintes condições:

1. Só poderão se inscrever empreendedores residentes há pelo menos 1 ano no Município de Teresópolis, a partir da data de publicação deste edital.
  2. Participantes menores de 18 anos podem se inscrever, desde que devidamente autorizados pelo responsável legal;
  3. Cada participante poderá inscrever um único projeto, do qual será considerado autor titular;
  4. Projetos que tenham um protótipo, entretanto, serão aceitos, mas isso deverá ficar claro na proposta;
  5. Projetos oriundos de trabalhos de conclusão de curso de graduação e/ou de pós-graduação também poderão ser inscritos.

Os projetos/ideias serão destinados a Pessoas Físicas e Jurídicas com as seguintes condições:

a) Pessoa Física

1. Serão contempladas o máximo de 25 (vinte e cinco) propostas apresentadas;
  2. Cada proposta receberá o montante de R$ 3.000,00 (três mil reais).

b) Pessoa Jurídica

1. Serão contempladas o máximo de 20 (vinte) propostas apresentadas;
  2. Cada proposta receberá o montante de R$ 6.000,00 (seis mil reais)

Seleção das propostas

O Comitê Gestor de Ações de Inovação, instrumento previsto na Lei Municipal nº 4.014, de 2 de julho de 2021, nomeará a Comissão Avaliadora deste Edital para a avaliação e julgamento dos projetos, bem como seleção das propostas que receberão apoio, atribuindo valores a cada quesito para uma classificação geral das propostas. A Comissão Avaliadora fará a avaliação, bem como selecionará os projetos/ideias que receberão apoio, atribuindo valores a cada quesito para uma classificação geral.

Os classificados para a etapa de entrevista, decorrentes deste edital, serão publicados em Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Teresópolis e no site https://teresopolis.rj.gov.br/inovatere/ bem como em outros canais oficiais da Prefeitura de Teresópolis, até o dia 28/03/2022.

O Projeto/ideia contemplados com recursos financeiros deste Edital deverão ser desenvolvidos pelo período de 12 (doze) meses, a contar do recebimento.

Lançamento do edital

30/11/2021

Período para inscrições

10/01/2022