Levantamento da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) mostra que Teresópolis registrou um crescimento de 17,9% na abertura de empresas, saltando de 883 em 2024 para 1.041 em 2025. São 158 novas empresas a mais do que no ano anterior, o que posiciona Teresópolis como o 3º município na Região Serrana e o 12º no ranking estadual em potencial crescimento, evidenciando a recuperação do empreendedorismo local.
Entre as atividades econômicas mais procuradas, destaque para a área de saúde, com 49 consultórios médicos abertos em 2025, contra 32 em 2024. Ainda nesse setor, figuram 37 consultórios de psicologia e psicanálise e 26 de fisioterapia abertos em 2025, segmentos que não apareciam no levantamento de 2024.
Os serviços de escritório também avançaram, pulando de 22 em 2024 para 26 no ano passado, e o de restaurantes e similares passou de 25 em 2024 para 26 em 2025.
“São novos negócios que fortalecem a nossa economia, gerando emprego e renda pra nossa gente”, comemora o Prefeito Leonardo Vasconcellos. “Em março de 2025 nós inauguramos o Centro de Atendimento ao Empreendedor, órgão que funciona como facilitador para o micro e o pequeno empreendedor. Vamos continuar buscando parcerias com as instituições que trabalham pelo engrandecimento de Teresópolis”.
Instalado em área anexa à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, no 1º piso da Prefeitura, o CAE é resultado de Termo de Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Teresópolis e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).
O órgão oferece atendimento gratuito aos empreendedores hipossuficientes, como baixa em CNPJ, situação cadastral da empresa, distrato, orientações sobre MEI e certidões online, entre outros serviços da Jucerja.
Foto: Arquivo_crédito Bruno Nepomuceno