‘Prefeitura Presente’ leva ação social e de saúde a Pessegueiros e Água Quente, no 2º Distrito

Os moradores dos bairros Pessegueiros e Água Quente, no 2º Distrito, receberam ações sociais e de saúde no último sábado (16), complementando a ‘Operação Prefeitura Presente’.

“O Prefeito Vinicius Claussen estipulou metas para a ‘Operação Prefeitura Presente’ quando esteve aqui, no dia 13 de março, e nós retornamos ao 2º Distrito para dar continuidade ao atendimento à população. Os moradores que não puderam falar com o prefeito na semana passada foram ouvidos hoje. Agora, nós levaremos as demandas para a Prefeitura”, explicou o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos.

Em Água Quente, equipes da Saúde realizaram uma ação direcionada à saúde da mulher, na unidade de saúde do bairro. Em Pessegueiros, um mutirão de atendimentos reuniu profissionais das secretarias de Defesa Civil, de Desenvolvimento Social/ Centro de Referência de Assistência Social Alto, dos Direitos da Mulher, de Educação, de Esportes e de Saúde, com apoio de acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos, e da Ouvidoria Geral. Os pedidos dos moradores foram registrados para serem atendidos, de acordo com cronograma da Prefeitura.

Profissionais de saúde realizaram a verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, vacinação de cães e gatos contra raiva animal, visitas domiciliares para combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chigungunya e febre amarela e orientação sobre programas sociais. A criançada ouviu contação de histórias, viu dramatizações, participou de pinturas e jogos.

A moradora Sueli Hiath Maciel aproveitou o sábado e levou a filha para receber atendimento de saúde. “Muito bom, facilita nossa vida. O atendimento foi uma maravilha”, comentou. Já Sabrina Pereira levou os três cães para receber a vacina antirrábica animal. “Muito bom ter esse atendimento mais perto de casa”, falou.

A secretária dos Direitos da Mulher, Patrícia Falcão, também acompanhou o mutirão de atendimento à população. “Fizemos esclarecimentos e conversas sobre violência, como funciona a rede de atenção à mulher e deixamos folhetos explicativos com nossos contatos”, relatou.

Total de atendimentos

Foram registrados os seguintes serviços em Água Quente e em Pessegueiros: 15 testes rápidos (sífilis, hepatite B e C); agendamento de 13 exames preventivos ginecológicos; 45 aplicações de vacinas diversas; 20 testes de glicemia capilar; 25 verificações de pressão arterial; 10 pedidos de exame de mamografia; distribuição de 180 preservativos e orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis.

Foto: Sidney Pontes