4ª Conferência Municipal de Cultura neste fim de semana em Teresópolis

Você está visualizando atualmente 4ª Conferência Municipal de Cultura neste fim de semana em Teresópolis

Interessados podem se inscrever sábado e domingo, na Casa de Cultura

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura’, acontece neste sábado, 26, das 9h às 19h30, e domingo, 27 de agosto, das 9h às 18h, a 4ª Conferência Municipal de Cultura. Aberto aos representantes de instituições culturais públicas e privadas, agentes, produtores, gestores, artistas e interessados no tema, o evento será realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, em Araras). Quem ainda não se inscreveu poderá se cadastrar no sábado e no domingo, a partir das 9h.

Com realização da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, a Conferência tem como objetivos ampliar a mobilização e a participação popular e promover o debate sobre o acesso, fomento, memória e formação do setor, valorizando a diversidade das expressões e opiniões.

Durante o encontro, serão aprovadas as propostas de metas do município em seis eixos temáticos: Eixo 1 – Institucionalização e marcos legais da Cultura; Eixo 2 – Democratização do acesso à Cultura e participação social; Eixo 3 – Identidade, patrimônio e memória; Eixo 4 – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade nas políticas culturais; Eixo 5 – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às artes e às linguagens digitais.

Também serão eleitos os delegados que irão representar Teresópolis na Etapa Estadual, prevista para acontecer até o mês de outubro, e na 4ª Conferência Nacional de Cultura, marcada para ocorrer de 04 a 08 de dezembro, em Brasília.

Confira a programação:

Dia 26/08 – Sábado:

9h, Credenciamento.

9h30 às 10h, Apresentação Hip Hop com Lab Delaxx, Slam 4 Cantos e Crias do Gib.

10h, Leitura e aprovação do Regimento da Conferência.

10h30, Abertura oficial.

11h30, Debate – Eixo 1: Palestrantes Roseane Nobre Terra e Rosane Canuto

12h30, Intervalo.

14h, Debate – Eixos 2 e 6: Palestrantes Tulio Bambino e a Dep. Estadual Dani Monteiro

15h30, Intervalo.

16h, Debate – Eixo 3: Palestrantes Ana Paula Lima e Marcus Wolff

17h30, Debate – Eixo 4: Palestrantes Carol Quintana e Rebecca Alves

19h, Participação do Ministério da Cultura com apresentação sobre  investimentos atuais e futuros e oportunidades para o setor – Palestrante Edu Nascimento.

20h, Encerramento.

Dia 27/08 – Domingo

9h, Credenciamento.

9h30, Apresentação de alunos de dança da Casa de Cultura.

9h45, Debate – Eixo 5: Palestrantes Luciana Requião e Cristina Lydia

11h15, Painel Expositivo por Eixos Temáticos.

12h30, Intervalo.

14h, Grupos temáticos (propostas)

15h30 , Apresentação das propostas e votação dos resultados por Eixos Temáticos.

17h20, Eleição para Delegados.

18h, Atração artística: Quilombo da Serra e Rainha do Alto.

Artes: Ricardo Guarilha