2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis debate propostas para o sistema de transporte público

No momento, você está visualizando 2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis debate propostas para o sistema de transporte público
Compartilhar:

Na ocasião,  foi lançado o ‘Vai Terê’, programa de recompensas do transporte coletivo

 

Com a participação de especialistas de diversas partes  do Brasil, o 2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis foi realizado nesta quinta-feira (16), na Feso. Durante o evento, promovido pela Federação  das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), a Viação Dedo de Deus lançou o ‘Vai Terê’ – Bônus em cada embarque, programa de recompensas e do transporte coletivo municipal, voltado para beneficiar e aproximar os passageiros do sistema. Para participar, basta baixar o aplicativo ‘Vai de Ônibus’, se cadastrar no ‘Vai Terê’ e colocar os dados do cartão Rio Card. De acordo com as regras do programa, os usuários poderão trocar os pontos obtidos por serviços e produtos dos estabelecimentos credenciados.

 

Intitulada ‘Reconstrução do sistema de transporte público de Teresópolis – passado, presente e futuro, a abertura do evento teve a participação do Prefeito Leonardo Vasconcellos, que enumerou as ações para melhorar o transporte público, como o lançamento dos programas municipais ‘Vai de Ônibus’ e ‘Domingão Tarifa Zero’.

 

”Em janeiro, ao invés de subir a passagem de ônibus, conseguimos que a tarifa diminuísse, reduzida de R$ 5,40 para R$ 4,90. Aos domingos, era uma média de 12 mil embarques e hoje, com o ‘Domingão Tarifa Zero’, mais de 27 mil pessoas usam o transporte público neste dia da semana. Chegamos à marca de um milhão de embarques gratuitos aos domingos! Também conseguimos expandir o número de horários disponíveis”, ressaltou Leonardo, que estava acompanhado do secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade. Os vereadores Cacau Repórter, Caio Pfister e Paulinho Nogueira também estiveram presentes.

 

A programação contou com painéis para debater propostas e apresentar  experiências de sucesso em transporte e mobilidade. Foram apresentados os resultados da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus em Teresópolis, apontando as principais demandas dos usuários. De acordo com os dados apresentados, a nota de satisfação dos usuários de transporte público no município é 6,5, considerado um bom número conforme o perfil dos índices apontados neste tipo de avaliação. O trabalho foi apresentado por Cynthia Blank, analista pleno de Planejamento da Mobilidade do WRI Brasil, organização de pesquisa independente que faz parte do World Resources Institute (WRI).

 

Também participaram a analista de Transportes da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes), Ana Caroline Tomaz, o professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Jorge Tiago Bastos, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária, e o diretor executivo da RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, que falou sobre o sistema de transporte público da região metropolitana de Goiânia.

 

O encontro teve ainda uma mesa-redonda sobre os caminhos para qualificar o transporte  público de Teresópolis, mediada pela diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele  Cabral, reunindo todos os palestrantes.

 

Fotos: Jorge Maravilha