14ª Conferência Municipal de Assistência Social chega ao fim com importantes propostas aprovadas 

Você está visualizando atualmente 14ª Conferência Municipal de Assistência Social chega ao fim com importantes propostas aprovadas 
Compartilhar:

Realizada nos dias 14 e 15 de julho, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, é uma iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social 

A “Reconstrução do SUAS” foi o tema da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Teresópolis, realizada nos dias 14, sexta, e 15 de julho, sábado, no CEAC – Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa. Com a presença de bom público, a Conferência foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Teresópolis, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e da Igreja Católica, na pessoa do Padre Jorge Luís Pacheco. Várias entidades da sociedade civil organizada estiveram presentes.

O evento foi iniciado com a apresentação da Banda da Guarda Civil de Teresópolis e, depois, com o duo de violão do Professor Vitor Collins e seu aluno Lucas Afonso, e um grupo de crianças e idosos referenciados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Meudon cantando “Dia Especial”, de Tiago Iorc. Em seguida, foi formada a Mesa de Honra com a Procuradora do Município, Dra. Mariana Vieira da Silva; os vereadores Maurício Lopes e Paulo Sérgio “Teco”; o Defensor Público Marcos Delano; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliane de Moraes Leite; e o Presidente do CMAS, Elton Cardoso. “A Secretaria de Desenvolvimento Social também está sendo reconstruída. Está inclusive mudando de nome, passando a se chamar Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos”, revelou Eliane. “A mudança já foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Só falta ser publicada”, confirmou Maurício Lopes.

A primeira palestra foi de Helena Ferreira de Lima, psicóloga e Doutora em Políticas Públicas, com mediação da Coordenadora de Proteção Social Básica da SMDS, Carolina Lisardo. “Temos que tratar o usuário não apenas como aquele que necessita da política pública de Assistência Social, mas como aquele que tem direito a ela. A Assistência Social não é assistencialismo com fins políticos! No país, que é o oitavo mais desigual do mundo, somos mais de 600 mil profissionais atuando nessa política pública que é um direito constitucional”, disse a psicóloga Helena de Lima.

A segunda palestra foi da Secretária Eliane de Moraes Leite, que ressaltou estar promovendo na secretaria uma “travessia” para o caminho da média e alta complexidade e, especialmente, o resgate dos direitos humanos na cidade. “Já estamos a caminho de criar em Teresópolis um Centro POP, unidade voltada ao atendimento especializado da população em situação de rua”, revelou ela. A palestra seguinte foi de Diego Martins Nascimento, Coordenador de Vigilância Socioassistencial e Gestão do SUAS em São Gonçalo-RJ. Ele salientou a importância de se ter uma coordenadoria de Vigilância Socioassistencial dentro das secretarias do setor. “Ela identifica, avalia e monitora o atendimento, fazendo estudos e diagnósticos que norteiam a gestão”, explicou.

A próxima palestra foi de Marcella Gavinho D’Icarahy, Coordenadora de Projetos Sociais do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RJ). Ela também foi contundente. “Temos que refletir sobre os serviços e algumas legislações. Não erramos lá atrás, pois precisávamos implantar o SUAS. Mas é preciso que ele se atualize. Noventa e dois por cento das leis estão desatualizadas”, afirmou.

O sábado começou com a apresentação da Camerata Giordano Marrelli, do Instituto Saber. Sob a regência do violinista e maestro Max Miranda, com participação especial da violoncelista Gabriela Miranda, a camerata tocou três canções, após duas apresentações-solo de Max e do violonista Rafael Cosenza que, acompanhado de um aluno, tocou o “Hino a Teresópolis”. Participando da Mesa de Honra, também composta pelos vereadores Maurício Lopes e Teco e Elton Cardoso, Eliane de Moraes enfatizou a importância do segundo e último dia da Conferência: “Hoje é fundamental a aprovação das propostas e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual”, afirmou.

Propostas

Entre as propostas aprovadas – após discussão realizada em cinco grupos de participantes na tarde anterior – está a que fala em propor uma emenda constitucional fixando em 3% do Orçamento Federal (e também do Orçamento Municipal, através de emenda à Lei Orgânica de Teresópolis) a verba para a Assistência Social. Também foi proposto o custeio de passagens para familiares de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas fora do município, o que também seria estendido aos estudantes universitários que estejam cursando faculdade fora do município. A Conferência foi encerrada oficialmente por Elton Cardoso após a eleição, pela plenária, dos dez delegados à Conferência Estadual, marcada para outubro, e após a emocionante apresentação de dança do jovem Ian Nascimento, de 18 anos, do Grupo Dias de Dança, da Capette (Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis).

Fotos: Bruno Nepomuceno