Menu

  1. Home
  2. /
  3. Terê Tão Bela

Programa Terê Tão Bela

O Programa Terê Tão Bela propõe o resgate da identidade de Teresópolis e do sentimento de pertencimento da população, por meio de intervenções urbanas estratégicas que visam oferecer mais beleza, segurança, acessibilidade, conforto e qualidade de vida para seus cidadãos.

NOVIDADES

NOVIDADES

IDENTIDADE

IDENTIDADE NATURAL

  • Município localizado na Serra Fluminense, com área aproximada de 770 km² (cerca de 64 km² em área urbana);
  • População estimada de 185.820 habitantes;
  • Capital Nacional do Montanhismo;
  • Cercada por três unidades de conservação ambiental;
  • É um dos principais destinos de turismo ecológico no mundo, em destaque está a observação de aves e esportes de aventura;
  • Capital Nacional do Lúpulo;
  • Integrante da Rota cervejeira;
  • Responsável por 90% do abastecimento de hortaliças folhosas do Estado do RJ;
  • Extensa rede hoteleira;
  • Abriga a sede da CBF;
  • É a cidade mais alta da Serra Fluminense.

IDENTIDADE INGLESA

  • Os ingleses foram os primeiros estrangeiros a chegar ao Brasil, ainda no início do século XIX, após a colonização.
  • Por volta de 1818, o inglês George March arrendou uma extensa área de terras na Serra dos Órgãos (Fazenda de Sant’Anna do Paquequer), que refere-se hoje à região do bairro do Alto.
  • O território impulsionou e incentivou o incremento econômico, o povoamento de Teresópolis e a visitação para turismo e veraneio.
  • Com o resgate de sua história e a identificação de traços urbanos de sua origem, Teresópolis recupera sua referência inglesa e se apropria da sua identidade social e espacial.
PERTENCIMENTO

PERTENCIMENTO

  • O sentimento de pertencimento é a crença subjetiva numa origem comum que une diferentes pessoas. Pensamos em nós mesmos como membros de uma coletividade.

  • Esse sentimento pode fazer destacar características culturais.

  • O pertencimento é uma ligação psicológica entre as pessoas e o lugar, em que o indivíduo se vê como parte de uma comunidade.

  • Assim, a cidade deixa de ser apenas um espaço de habitação, para ser a referência de um grupo social em que a permanência faz sentido para o cidadão.

ACUPUNTURA URBANA

  • Para iniciar o estabelecimento desse novo padrão urbano, e respeitando a identidade e o resgate do sentimento de pertencimento, o Programa Terê Tão Bela propõe intervenções, pontuais e estratégicas, as chamadas intervenções de acupuntura urbana, conceito do arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

  • O conceito parte do princípio de que intervenções pontuais, rápidas de executar, reversíveis e, muitas vezes, de baixo custo, funcionam como agulhas, produzindo um efeito curativo capaz de gerar mudanças significativas em diferentes escalas.
PROGRAMAS

Dúvidas? Escreva pra gente
[email protected]

O Renova Terê propõe reduzir a poluição visual provocada por letreiros que encobrem fachadas e comprometem o conjunto arquitetônico do município, com foco inicial no eixo turístico. Está embasado por valores como o respeito à integridade da arquitetura das edificações, do espaço urbano da cidade e do patrimônio histórico.

A construção da identidade visual para Teresópolis está alinhada com um dos principais eixos de desenvolvimento do município, segundo o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e o fomento ao turismo.

A realização de uma adequação de estrutura visual das fachadas e letreiros servirá de elemento de apoio neste sentido, em especial pelo resgate das raízes da colonização de Teresópolis, neste caso, o fomento à identidade visual inglesa.

Os espaços públicos do Município de Teresópolis são de grande importância para o bem-estar e, sobretudo, para a democratização de opções de lazer para todos os segmentos da população.

O Adote Terê foi criado para sanar, em curto prazo, a necessidade de serviços especializados para atender as demandas de manutenção e melhorias de áreas públicas como praças, jardins e canteiros, considerando calçadas acessíveis paisagismo, mobiliário urbano, instalação de lixeiras, sinalização urbana, iluminação e jardinagem.

O objetivo é atrair a participação de empresas e cidadãos para participar do processo de gestão ambiental de Terê, agindo para suprir com mais celeridade tais demandas. Dessa forma, estimula-se a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos, promovendo melhores dinâmicas de uso desses importantes espaços de Teresópolis.

O projeto tem como objetivo contribuir para o embelezamento dos espaços públicos e para a autoestima do cidadão teresopolitano.

O paisagismo é mais que plantar jardins, mas criar espaços públicos que, em harmonia com a arquitetura, proporcionem lazer, convívio social, esporte, cultura, contemplação e educação ambiental, trazendo dignidade e qualidade de vida a todos.

Somando-se aos benefícios sociais e ambientais, florir e arborizar áreas públicas promove, ainda, o turismo e o aquecimento da economia do município.

As calçadas são espaços democráticos que devem ser acessíveis de forma a garantir o ir e vir e o desenvolvimento das atividades econômicas. Qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de chegar facilmente a qualquer lugar.

O eixo Calçada para Todos propõe garantir o cumprimento da Lei das Calçadas Acessíveis e melhorar a qualidade das calçadas com padronização e acessibilidade, permitindo aos cidadãos um deslocamento fluido, livre de obstáculos, seguro contra acidentes e inclusivo. Um caminhar seguro também possibilita a visão do pedestre ao entorno, o que contribui também para o fomento ao comércio de rua.

Como o nome já diz, as ações previstas no Eixo Cidade Limpa visam deixar Teresópolis mais limpa, tanto no aspecto visual quanto em termos de limpeza urbana propriamente dita. 

Nesse sentido, busca ampliar as ações de coleta, destinação e tratamento de lixo, do programa de reciclagem Recicla Terê e outras iniciativas voltadas para coleta e destinação de resíduos sólidos.

Além disso, pretende combater a poluição visual, ampliar a fluidez e o conforto nos deslocamentos de veículos e pedestres; reforçar a segurança das edificações e da população; e assegurar o fácil acesso aos serviços de interesse público nas vias e logradouros.

Em toda sua dinâmica, o Programa Terê Tão Bela propõe ações relacionadas ao redesenho urbano, à recuperação da paisagem e às intervenções que trazem conforto e bem-estar ao cidadão.

Em seu eixo Revitaliza Terê, enfatiza sua referência na identidade natural com ações relacionadas à ampliação dos atrativos existentes no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, objetiva potencializar o Turismo Verde.

O Turismo de Lazer também é pauta presente ao retomar as atividades do Lazer Terê, ampliando as atividades com novas atrações econômicas, turísticas, sociais e gastronômicas que sejam associadas com as práticas esportivas e de lazer.

No escopo do Projeto de Revitalização dos espaços públicos e à luz da concepção do novo espaço urbano, estão inseridos os mobiliários urbanos, que são equipamentos e objetos instalados em espaços públicos disponíveis para o uso da população ou suporte dos serviços da cidade.

Fazem parte dos equipamentos descritos bancos, pontos de ônibus, lixeiras, cachepôs, bicicletários, academias e postes de sinalização.

 Além de deixar a cidade mais amigável, o mobiliário urbano ajuda em questões como segurança, iluminação e mobilidade urbana.

Mande um Oi para a TIA! Nosso canal
de atendimento pelo WhatsApp.

Baixe nossos Apps e tenha acesso a diversos serviços pelo seu celular

Acompanhe

Funcionamento

Endereço e telefone

samu

Defesa civil

Guarda municipal

Ouvidoria

Águas da Imperatriz

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. [email protected]

Município de Teresópolis - CNPJ: 29.138.369/0001-47

Cookies

Avaliação do site

[cf7form cf7key="avaliacao-do-site"]

Referências Arquitetônicas

  • O conceito de revitalização urbanística de Teresópolis se aplica como um dos projetos de maior expressividade da atual gestão.
  • A busca por uma identidade arquitetônica que se identifique com a Serra se apoia no estilo inglês em sua amplitude, que pode ser observada através das linhas do enxaimel presentes na fachada do edifício Higino Palace Hotel.
  • Esta concepção se dá por meio da influência inglesa, no ano de 1818, quando George March adquiriu uma Gleba, que se transformou em uma Fazenda Modelo com sua sede onde, atualmente, encontra-se o bairro do Alto.
  • O território impulsionou e incentivou a subida à Serra dos Órgãos, o incremento econômico e o povoamento de Teresópolis.

Anexo

Por que adotar?

  • As Praças do Município de Teresópolis tem suma importância para o bem estar e sobretudo para a democratização de opções de lazer para todos os segmentos da população, sendo crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiências (PCDs), à medida em que constituem-se de espaços de convivência bem localizados, ao alcance da maioria dos moradores.

PORQUE PRECISAMOS DE VOCÊ?

  • O PROJETO DOE TERE foi criado no intuito de sanar, em curto prazo, a necessidade de serviços especializados para atender as demandas de manutenção, considerando calçadas dentro das normas vigentes de acessibilidade, paisagismo, equipamentos de uso comum, tais como quadras, mobiliário urbano, brinquedos, aparelhos de exercício, fontes onde houver, banheiros acessíveis onde houver, espaços multiuso onde for possível, instalação de lixeiras de solo e de poste, sinalização urbana, iluminação e jardinagem.
  • Esse é um programa da Prefeitura Municipal de Teresópolis que visa  atrair a participação de empresas, associações de moradores e cidadãos para participar do processo de gestão ambiental da cidade, agindo para suprir com mais celeridade, a demanda  de manutenção e melhorias de áreas públicas como praças, jardins e canteiros. Dessa forma, o programa busca estimular a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos e promover melhores dinâmicas de uso destes importantes espaços de Teresópolis.

Cuide do seu Jardim

  • Cuidados com os jardins.
  • Espécies adequadas.
  • Croquis de jardins e vasos suspensos.

Quiz de Autoavaliação

Este Quiz é para te ajudar a perceber o quanto tem feito parte da construção de um ambiente adequado e agradável para todos.

Avalie e estabeleça suas metas de participação.

 

[qsm quiz=4]

Recicla Terê

  • Aumento dos EcoPontos na Cidade.

 

  • Coleta programada de resíduos eletrônicos .

 

  • Coleta seletiva nas escolas. 

 

  • Diminuição da quantidade de lixo jogado fora que serão reciclados.

Meta:

Percorrer 100% dos bairros e distritos da cidade.

Parques e Atrativos

  • Parques que estão sofrendo intervenção.

 

  • Teleférico

 

  • Termos de Cooperação Assinados

Croquis

  • Como um convite para que a população de Teresópolis caminhe conosco rumo a um futuro mais saudável, sustentável e belo, disponibilizamos os Croquis com os modelos de Fachadas e Letreiros, criados especialmente para facilitar o processo de construção, adequação e reforma das fachadas de prédios e comércio.
  • Os diferentes modelos de aplicação garantem a construção da identidade com flexibilidade para adequação a cada estilo construtivo, mas com ênfase nos critérios e padrões que trarão identidade visual agradável e coerente com nossa história.

Anexo

Como Adotar

  • Para iniciar o processo de adoção, o interessado deve entrar em contato para definição do espaço público a ser adotado.
  • Para isso, deverá formalizar sua intenção através do preenchimento do formulário online visando a abertura do processo para celebração do Termo de Adoção Prefeitura Municipal de Teresópolis.
  • A aprovação dos projetos de urbanização de Praças Públicas, de Esportes, Áreas Verdes, Canteiros Centrais e Mobiliários Urbanos que venham a ser adotadas deverão seguir ou estar alinhados aos modelos propositivos elaborados pela Prefeitura Municipal de Teresópolis.
  • Caso tenha alguma dúvida ou deseje conversar com a área responsável para obter mais informações sobre as possibilidades de adoção entre em contato pelo e-mail [email protected]

Clique aqui e acesse o formulário

Clique aqui e confira os locais disponíveis para adoção

Esclarecendo dúvidas

Qual são as referências legais para essa campanha?

  • Lei municipal nº 3.408 de 08 de março de 2016: institui o programa de adoção de praças públicas, de esportes, áreas verdes, canteiros centrais e mobiliários urbanos no âmbito do município de Teresópolis. (Acesse Aqui)
  • Decreto n 4997/2018: dispõe sobre a doação de bens e serviços e o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada. (Acesse Aqui)
  • Lei Complementar Municipal n 271/2020: dispõe sobre a construção e conservação de passeios, muros e mobiliário no município de Teresópolis dentro dos padrões de acessibilidade (Acesse Aqui)

 

Como meu nome ou minha marca poderão aparecer no projeto?

De acordo com a Lei Municipal 3.408/2020 , Art. 10. A entidade ou pessoa jurídica adotante ficará autorizada, após assinatura do Termo de Cooperação, a fixar, na área adotada, uma ou mais placas padronizadas, alusivas ao processo de colaboração com o Poder Público Municipal observando:

  • O ônus decorrente da elaboração, colocação e manutenção das placas será de inteira responsabilidade do adotante, observando os critérios estabelecidos pela Lei e Termo de Cooperação.
  • A quantidade de placas publicitárias a serem afixadas nas áreas adotadas, bem como o material nelas empregados, serão estipulados no respectivo Termo de Cooperação.
  • A(s) placa(s) publicitária(s) deverá (ão) possuir dimensões máximas de largura e altura que serão definidas entre as partes, poder público e adotante e não poderá exceder 1,5 m², devendo constar a justificativa para possível exceção no Termo de Cooperação.
  • Deverá constar na placa de publicidade o nome deste programa e o número da Lei Municipal que instituiu o respectivo programa.

 

Quem pode adotar ?

Pessoas físicas ou jurídicas, associações de moradores, condomínios, Clubes, Ongs, etc, desde que apresentem todos os documentos necessários à Celebração do Termo de Adoção

Ficam excluídas da licença outorgada neste artigo publicidades relacionadas à indústria e comercialização de cigarros e bebidas alcóolicas, aquelas que apresentem caráter político ou religioso, além de outras consideradas impróprias aos objetivos propostos nesta Lei.

 

Quais são os espaços disponíveis para adoção?

Confira a lista completa aqui

 

Quanto tempo dura o contrato de adoção?

Quando a adoção compreende apenas conservação e manutenção o prazo mínimo é de dois anos, renováveis por igual período.

Quando é apresentado um projeto paisagístico de restauração, ou tecnológico e realizada uma intervenção de revitalização, este prazo poderá ser de até 5 anos renováveis por igual período, a critério da administração pública.

 

E se eu desejar adotar um espaço/equipamento público que não está previsto nesta lista?

Passe um e-mail para  [email protected] informando o local, endereço completo e se possível, envie fotos para que possamos fazer uma avaliação.

 

A adoção permite que eu utilize o espaço para eventos?

A adoção não pressupõe permissão de uso do bem nem, tampouco, sua exploração comercial.

Para realização de eventos, deverão ser feitos os procedimentos legais junto à Secretaria Municipal de Fazenda – Licenciamento e Fiscalização / Eventos para solicitação de autorização para realização de eventos em área de praça, utilizando o site Carioca Digital.

 

Posso adotar somente uma parte da área?

As adoções podem ser feitas de forma integral ou parcial, podendo ser adotada somente uma parte da praça, lagos, jardins, árvores, monumentos, quadras, plays etc.

Caminhos Floridos

  • Por onde já passamos

Doe Mudas

  • Instruções práticas para doação de mudas.

Calçada ideal

             A calçada ideal é aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável de todos os cidadãos. Ela é o lugar por onde transitamos pedestres na movimentada vida cotidiana. É através dela que as pessoas chegam aos diversos pontos do bairro e da cidade. A calçada bem feita e bem conservada valoriza a casa e o bairro.

A CALÇADA IDEAL DEVE OFERECER:

  • Acessibilidade: assegurar a completa mobilidade dos usuários.
  • Largura adequada: deve atender às dimensões mínimas na faixa livre.
  • Fluidez: os pedestres devem conseguir andar a velocidade constante.
  • Continuidade: piso liso e antiderrapante, mesmo quando molhado, quase horizontal, com declividade transversal para escoamento de águas pluviais de 3%. Não devem existir obstáculos dentro do espaço livre ocupado pelos pedestres.
  • Segurança: não oferece aos pedestres nenhum perigo de queda ou tropeço.
  • Espaço de socialização: deve oferecer espaços de encontro entre as pessoas para a interação social na área pública.
  • Desenho da paisagem: propicia climas agradáveis que contribuam para o conforto visual do usuário.

Acessibilidade e respeito ao cidadão

           O artigo 5º da Constituição Federal estabelece o que se convencionou chamar de direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar. As calçadas são os ambientes mais democráticos que existem, já que impulsionam as atividades econômicas. Por meio delas, o cidadão pode se deslocar para o trabalho, o comércio, os clubes, os shoppings, a escola. A grande questão é que esses espaços, conforme determinam as leis, são de responsabilidade do proprietário do imóvel e sem um padrão construtivo definido pela cidade, a caminhabilidade fica cada vez mais difícil, considerando que cada um entende a construção da calçada de uma forma diferente.

          No último Censo Demográfico de 2010, 23,9% da população brasileira, têm pelo menos um tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Apesar desse significativo contingente, essas pessoas não vivem em uma sociedade adaptada. Por esse motivo, a adoção de um padrão de acessibilidade nas calçadas de Teresópolis vai possibilitar caminhadas pelos passeios públicos de forma que o cidadão tenha um deslocamento fluido, livre de degraus, raízes de árvores, passeios deteriorados, desníveis bruscos, buracos, rampas fora dos padrões e pisos escorregadios. Calçadas fora dos padrões mínimos de acessibilidade inibem a circulação das pessoas, gerando a exclusão do direito de ir e vir.

Lei das Calçadas Lei complementar 271/2020

Manuais

MANUAL ''CALÇADA PARA TODOS''

Este manual foi elaborado especialmente para facilitar o processo de construção, adequação e reforma das calçadas de Teresópolis, de forma a permitir a circulação dos pedestres e possibilitar que as pessoas com deficiência e seus familiares encontrem menos ou nenhuma dificuldade para se deslocarem. Entendendo a atenção que o tema merece, a Prefeitura da Cidade de Teresópolis convida seus cidadãos, por meio deste manual, a caminhar rumo a um futuro saudável as próximas gerações, de forma que elas consigam olhar para um horizonte amplo e não para baixo, desviando dos obstáculos do caminho.

Acesse aqui

GUIA DE ESPÉCIES PARA PAISAGISMO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Este guia é parte integrante do ANEXO III da Lei Complementar 271/2020 e tem como objetivo orientar sobre os tipos de plantas recomendados para os jardins, canteiros e cachepôs dentro de um conceito visual harmônico para o Município. Para tanto, foram selecionadas plantas perenes que tem longa duração e perenes herbáceas propondo composições de jardins despojados, sinuosos e alegre com diversas cores!

Mecanização da Limpeza Urbana

  • Melhor as ações e eficiência  da limpeza  de toda a cidade.

 

  • Solução para Resíduos Sólidos da Construção Civil.

Mutirão nos Bairros

  • Promover a limpeza nas ruas, servidões  e praças.

 

  • Mostrar a importância do descarte correto dos resíduos sólidos.

 

  • Promover a cultura da participação coletiva na limpeza dos bairros.

 

  • Propor a melhor forma de  retirada e descarte correto do lixo.

Acompanhe nossa Agenda de Mutirões e participe!

Clique aqui e acesse o calendário

Meios-fios, postes  e placas de sinalização

  • Criar melhor aspecto visual nas ruas da cidade.

 

  • Limpeza das placas de  sinalização.

Participe indicando locais com urgência de cuidado!

Formulário de solicitação à Ouvidoria

Instalação de Lixeiras

  • Participação do setor privado na aquisição e manutenção das lixeiras.

Se você é empresário e deseja doar, preencha o formulário manifestando sua intenção. Participar de forma ativa da transformação e cuidado de nossa cidade é o que trará maior pertencimento a cada um de nós.

Clique aqui e acesse o formulário

Lazer

  • Eventos de Lazer

 

  • Projetos para Espaços Públicos que envolvam lazer

Mobiliário Urbano

  • Projetos (fotos)
Pular para o conteúdo