‘Adote Terê’: Mais 3 espaços públicos serão revitalizados pela iniciativa privada

You are currently viewing ‘Adote Terê’: Mais 3 espaços públicos serão revitalizados pela iniciativa privada
Compartilhar:

Empresa adotante vai construir cemitério vertical no município

Mais três espaços públicos serão totalmente renovados e passarão a ter a manutenção feita pela iniciativa privada, por meio do projeto ‘Adote Terê’. São eles o trecho do canteiro central da Reta, entre as ruas Paru e o início da Avenida Feliciano Sodré, e a Praça Paul Harris (a da rotatória da Cedae), na Várzea, e a Praça Heleno de Barros Nunes, incluindo o ponto de ônibus, no bairro da Prata.

Pelos termos de adoção assinados pela empresa que vai construir um cemitério vertical no município, esses espaços serão revitalizados com a recuperação do calçamento seguindo os critérios do programa Calçada Acessível, terão os canteiros renovados, com o plantio de mais de 3 mil mudas de plantas ornamentais, e ganharão lixeiras, bancos e bicicletários.

“Com essa ação coletiva, seguimos renovando nossos jardins e áreas de convivência, com sustentabilidade e respeitando o Código de Obras. Quando trabalhamos em rede com o setor produtivo, alcançamos os resultados esperados”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, relatando que só em 2022 foram assinados 6 termos de adoção. “A adesão crescente ao projeto ‘Adote Terê’ demonstra o interesse dos empresários em se aliar ao poder público para aprimorar a manutenção dos espaços públicos, florir e embelezar nossa cidade”, avaliou o Prefeito ao assinar os termos de adoção, junto com o secretário municipal de Planejamento, Fábio Cunha Cardoso, e a subsecretária municipal de Projetos Especiais, Ana Braga.

Representando o Solar da Paz Cemitérios e Crematórios, Helon Arrais, proprietário do terreno onde o empreendimento será construído, enfatizou: “É o setor privado se aliando à gestão pública para contribuir, dentro de suas possibilidades, com o embelezamento e o desenvolvimento da cidade. Seja aderindo ao ‘Adote Terê’, seja trazendo entretenimento, esse é o caminho que temos buscado trilhar”.

Na ocasião, o Condomínio Residencial Península Ibérica se responsabilizou pela recuperação de um trecho das calçadas entre as ruas Juruena e Carmela Dutra, em Agriões.

Os projetos de melhorias e manutenção dos jardins e espaços públicos são elaborados pelo Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. Os adotantes, que devem ser pessoas jurídicas, recebem orientação técnica de paisagista da Prefeitura, que acompanha e fiscaliza os trabalhos de revitalização paisagística.

Cemitério Vertical 

Com previsão de início de funcionamento em um ano, o cemitério e crematório Solar da Paz ficará na Estrada Guilherme Coelho de Carvalho, 860, na Prata. O empreendimento contará com cinco capelas de velório, uma igreja, 26 criptas familiares para até 18 pessoas, lanchonete e restaurante e sala de velório para maior público, com funcionamento 24 horas. Além da estrutura de gavetas verticais, o cemitério contará ainda com crematório, que tem previsão de funcionamento para 2025.

A lei municipal 4.079/21 aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Vinicius Claussen que permite a exploração de cemitérios particulares determina como contrapartida para o município a reserva em caráter permanente ao Município de 10% das sepulturas, cerca de 400 unidades, ao município, para gratuidade à população.

No primeiro Termo de Permissão de Uso a título precário formalizado, que permite a exploração, instalação e concretização de cemitério particular abrangendo serviços funerários e de cremação, estabeleceu que a autorização terá o prazo inicial de 15 anos, e nele também foi convencionada a reabertura da via Estrada Guilherme Coelho de Carvalho (antiga Rua Esmeralda), em sua totalidade, com passeio e iluminação, bem como realizar a manutenção da mesma dentro do prazo de 12 meses, além da construção de uma praça em seu início. A publicação do ajuste ocorreu no último dia 21 de Julho, no Diário Oficial do município.