Vistoria de vans escolares prossegue na terça, dia 14, no Alto

Esta terça-feira, 14, é o último dia da vistoria semestral obrigatória das vans utilizadas no transporte escolar. O objetivo é manter a permissão da prestação do serviço em dia e garantir a segurança dos estudantes. A fiscalização dos 51 veículos cadastrados pela Prefeitura é realizada na Praça Higino da Silveira, a da Feirinha do Alto, das 9h às 11h.

Equipes da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e Divisão de Trânsito e Concessões, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, verificam o funcionamento dos equipamentos de segurança e as condições de operação das vans, bem como os documentos dos veículos e dos condutores. Somente quem for aprovado tem a prestação do serviço renovada.

“Também verificamos se o proprietário possui o seguro APP, que é obrigatório e muito importante para resguardar as crianças, no caso de um eventual acidente no momento do transporte. Quem não faz a vistoria obrigatória pode ser punido com a cassação da permissão da prestação do serviço”, explicou Márcio Salomão, coordenador de Engenharia de Tráfego.

Atuando no transporte escolar há 16 anos, Rafael de Souza Barbosa passou pela inspeção nesta segunda-feira, 13. “Essas vistorias são muito importantes, pois você transporta crianças, transporta vidas. Estar sempre com um veículo mais novo dá conforto e segurança para os alunos no trajeto de casa até a escola. É uma forma de retribuir aos pais o valor que eles pagam pelo serviço”, opinou Rafael.

O coordenador da Engenharia de Tráfego alerta: os pais devem estar atentos na hora de contratar o transporte escolar. “Eles devem verificar se a pessoa que está ofertando o serviço tem autorização da Prefeitura. Com esse documento, obtido após a vistoria, os pais têm certeza que estão contratando um veículo legalizado”.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Segurança Pública pelo telefone (21) 3642-8205.

Fotos – crédito AscomPMT