Teresópolis vai receber estação para monitorar área de risco

Equipamentos de projeto-piloto serão instalados no Rosário

A instalação em Teresópolis de uma Estação Total Robotizada (ETR), dentro do Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos, foi o tema de reunião nesta terça-feira, dia 19, entre o Prefeito Mario Tricano, o diretor Osvaldo Moraes e o pesquisador adjunto Rodolfo Moreda Mendes, do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

O projeto-piloto contempla nove municípios no Brasil: Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Angra dos Reis/RJ, Mauá e Santos/SP, Blumenau/SC, Recife/PE e Salvador/BA. Eles foram selecionados por possuírem áreas de risco e por já terem sofrido graves desastres naturais.

Prefeito Mario Tricano com secretários de sua equipe e representantes do Cemaden: parceria pela prevenção de acidentes e a preservação da vida

Também participaram do encontro os secretários municipais José Ricardo Leal, de Defesa Civil, Carlos Dias, de Governo e Coordenação, e Raphael Teixeira, interino de Ciência e Tecnologia.

No município, o local escolhido para receber a ETR é a comunidade do Rosário, onde está prevista a instalação de cem prismas. São sensores geotécnicos que emitem sinaisde infravermelho, indicando qualquer tipo de movimentação de terra, em milímetros.

“Vamos intensificar o contato com os moradores do Rosário para sensibilizá-los sobre a importância de autorizarem a instalação desses equipamentos de prevenção. Nada dá certo se a comunidade não participar”, destacou o Prefeito Mario Tricano.

O diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, considerou o encontro positivo. “A reunião com o prefeito e os secretários foi extremamente produtiva. Saímos daqui satisfeitos e com a expectativa de estarmos prontos para dar prosseguimento”.

Segundo o pesquisador adjunto do Cemaden, Rodolfo Moreda Mendes, a instalação dos equipamentos em Teresópolis terá início assim que o órgão federal terminar de implantar os aparelhos em Recife/PE.

“Nós já definimos, em fevereiro, junto com a Defesa Civil Municipal, os melhores locais para instalação desses prismas de reflexão. É imprescindível que a comunidade abrace essa causa no sentido de autorizar a instalação do equipamento e também de preservação desses aparelhos”, reforçou Rodolfo.

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Cemaden tem por responsabilidade monitorar e alertar sobre possíveis ocorrências de desastres naturais, emitindo alertas à Defesa Civil Nacional para que sejam repassados aos órgãos locais, a fim de evitar ou diminuir seus impactos.

“Esta é uma importante iniciativa para a prevenção de acidentes e a preservação da vida”, concluiu o secretário interino de Ciência e Tecnologia, Raphael Teixeira.

Foto: Marcelo Roza