Teresópolis recebe ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’

Você está visualizando atualmente Teresópolis recebe ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’
Prefeito Vinicius Claussen agradece ao Sebrae e a todos os servidores da Prefeitura
Compartilhar:

Município ganhou prêmio na categoria de políticas de compras públicas

Teresópolis recebeu, nesta quarta-feira (6), o ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’. Pela segunda vez, na gestão do Prefeito Vinicius Claussen, o município recebe um prêmio de reconhecimento pelo incentivo e estímulo ao empreendedorismo. Dos 73 projetos inscritos, 50 foram habilitados, selecionando os 30 municípios concorrentes às oito categorias da 11ª edição do prêmio. Teresópolis concorreu em duas das oito categorias, vencendo em ‘Compras Governamentais’, com o projeto ‘Compre em Terê’, que estimula as compras públicas nas ações de fomento à participação dos Pequenos Negócios’ locais nas aquisições e contratações da Prefeitura, dando mais oportunidades ao micro e pequeno empreendedor de Teresópolis.

Entre os benefícios para o município, a injeção de dinheiro na economia pelo GFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada), pelos Cartões Alimentação e Cartão Social, a Chamada Pública da Merenda Escolar, os Editais da Lei Aldir Blanc, os Editais com itens exclusivos ou com prioridade para os Pequenos Negócios, o Pregão Eletrônico e a participação de 98,04% dos Pequenos Negócios nas Compras Homologadas para ME/EPP (2020/2021) no ComprasNet (Portal de Compras do Governo Federal).

“Quando assumimos a gestão, pouco mais de 3 milhões eram contratados com as empresas de Teresópolis. Isso significa que o dinheiro saía de Teresópolis. Já em 2021, fechamos o ano com mais de 26 milhões contratados aqui. Isso é mais oportunidade para o pequeno empreendedor local, é renda para as famílias, é emprego para a população, porque o dinheiro fica aqui, circulando em nossa cidade e gerando arrecadação para o município. Isso foi possível porque nossa gestão criou e vem colocando em prática uma série de iniciativas por meio do programa ‘Compre em Terê’, que estimulam a participação dos Micro e Pequenos Negócios locais nas aquisições e contratações da Prefeitura”, explicou o Prefeito Vinicius Claussen, que compareceu à cerimônia de premiação estadual, no Rio de Janeiro, acompanhado de secretários, subsecretários e servidores da equipe da Prefeitura.

“É com muita emoção que agradeço a todos do Sebrae pelo trabalho incrível que realizam na capital e, em especial, no interior do estado. Agradeço também ao time de servidores da Prefeitura, sem eles essa conquista não seria possível! Também faço um agradecimento especial ao Governador Cláudio Castro, que com competência e humanidade, tem transformado o estado do Rio num lugar de credibilidade e de desenvolvimento econômico e social. Temos um estado atraindo investimentos e que nos inspira. Cláudio Castro pensa e investe em todos os municípios do nosso estado e, tendo a consciência da importância das cidades para a economia que dedico esse prêmio a toda Teresópolis”, destacou Vinicius Claussen, agradecendo à gerente regional da Serrana II do Sebrae/RJ, Cláudia Pacheco, por todo apoio e parceria, e ao secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, que conduziu a elaboração dos projetos que foram inscritos no prêmio do Sebrae.

“O Prefeito Vinicius Claussen, desde que assumiu a gestão, em 2018, ele já tinha em seu plano de governo um programa municipal de compras governamentais. O objetivo é fomentar o ciclo de compras, fazer pequenas empresas fornecerem para o município. Isso gera um ciclo muito positivo porque uma empresa que ganha uma licitação hoje pode ficar até 3, 4 anos fornecendo para a Administração Pública Municipal, gerando mais emprego na cidade, circulação de renda, aumento da arrecadação municipal, possibilitando à Prefeitura investir em diversas áreas, melhorando a prestação de serviços para a população. O Sebrae é um grande parceiro da Prefeitura nesses projetos. O ‘Pra Cima Terê’ tem o eixo ‘Compre em Terê’, que fortalece a compra local. Hoje a licitação é transmitida ao vivo, implantamos o Pregão Eletrônico, e o número de empresas participantes aumenta a cada ano. É Teresópolis voltando a ter credibilidade”, ressaltou Lucas Guimarães.

O secretário também fez um agradecimento especial ao secretário de Administração, Lucas Pacheco, e à equipe do Departamento de Suprimentos e Licitações, assim como aos requisitantes das secretarias que sempre fazem os procedimentos licitatórios atendendo à legislação e buscando um alinhamento com as vocações do município. Lucas frisou que a Prefeitura de Teresópolis seguirá com novas ações para o fortalecimento da economia local, em especial, nas compras públicas. Os empresários podem ter acesso ao tratamento diferenciado para os pequenos negócios e às oportunidades de fornecimento através do portal licitacao.teresopolis.rj.gov.br.

A Prefeitura de Teresópolis também concorreu ao ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’ na categoria ‘Cidades Empreendedoras’, com o programa municipal ‘Pra Cima Terê’. O ‘Pra Cima Terê’ é voltado para o fortalecimento da economia e geração de empregos, com a demonstração ações econômicas realizadas em continuidade ao Programa Cidades Empreendedoras, no qual Teresópolis foi a vencedora em 2019, com ações de desburocratização, empreendedorismo no ambiente escolar, fomento a Agricultura Familiar, Espaço do Empreendedor, fomento ao Microempreendedor Individual, ações de Compras Públicas para os Pequenos Negócios e fortalecimento do Ambiente de Negócios. Até hoje Teresópolis é a única participante do programa ‘Cidades Empreendedoras’ a ter cumprido as evidências nos 86 itens estabelecidos pelo Sebrae/RJ.

Os outros municípios vencedores foram: Cordeiro (Sala do Empreendedor), Vassouras (Marketing Territorial e Setores Econômicos), Paty do Alferes (Inovação e Sustentabilidade), Macuco (Governança Regional e Cooperativismo Intermunicipal e Empreendedorismo na Escola), São José do Vale do Rio Preto (Desburocratização) e Niterói (Cidades Empreendedoras).

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece e divulga, em âmbito nacional, as boas práticas municipais aptas a serem multiplicadas em outros municípios, dando visibilidade aos gestores que acreditam e investem em programas e ações que buscam o desenvolvimento das cidades que governam, valorizando os pequenos negócios locais.

A cerimônia de premiação da etapa estadual contou com a presença do subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional, do Ministério da Economia, Fabio Ono, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Institucionais, Cássio Coelho, do deputado federal Vinicius Farah, do diretor superintendente do Sebrae-RJ, Antonio Alvarenga, do presidente do Fecomércio, Antonio Florêncio de Queiroz, e do gerente de políticas públicas do Sebrae-RJ, Titto Ryff. A cerimônia de premiação da etapa nacional será em Brasília.

Fotos: Bruno Nepomuceno