Você está visualizando atualmente Teresópolis realiza Fórum e elege o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional
Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional de Teresópolis_crédito Bruno Nepomuceno

Realizado pela Prefeitura de Teresópolis nesta quarta, 08/05, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), o I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional reuniu representantes do poder público, entidades especializadas, população e autoridades. Em pauta, a parceria entre os setores visando à construção de políticas públicas para a área.

Durante o evento, que aconteceu no auditório do Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa (CEAC), no centro da cidade, foram eleitos os integrantes do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) para o biênio 2024-2026. Regulamentado pelo Decreto 6.104, de 15 de dezembro de 2023, e vinculado à SMASDH, o órgão de caráter consultivo e deliberativo é responsável por propor políticas públicas, definir diretrizes e prioridades e acompanhar as ações do Governo Municipal, a fim de melhor atender a parcela da população que não dispõe de meios para prover suas necessidades básicas, em especial o combate à fome.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, desde 2023 a Gestão vem intensificando os debates e alinhando propostas com representantes de instituições, órgãos de fiscalização e a sociedade, a fim de garantir o acesso das pessoas mais vulneráveis à alimentação.

“No ano passado realizamos reuniões ampliadas, promovemos o  1º Encontro Ampliado de Segurança Alimentar do município, participamos da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e criamos o COMSEA, que acaba de eleger os seus integrantes. Vamos avançar ainda mais na construção de políticas públicas que fortaleçam os nossos projetos já existentes, como o Café e a Sopa popular, que garantem refeições completas, nutritivas e saborosas à parcela da população mais vulnerável”, pontuou Eliane de Moraes Leite.

O evento contou com palestra da coordenadora de Gestão do SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Cláudia Cruz. Membro da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ela falou sobre o panorama da fome no Brasil. “Hoje, 4,1% da população nacional vive em insegurança alimentar grave”, explicou a palestrante. “A fome tem cor e sexo”, afirmou, comentando que 59,4% das casas são chefiadas por mulheres e 40,6% por homens; 58,1% são pessoas pardas e negras, enquanto 23,4% são brancas.

Participaram do I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional o titular da Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público, Dr. Rafael Luiz Lemos de Sousa; o defensor público Marcos Delano, do 7º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; o Vereador Diego Barbosa, que é presidente da Comissão Especial de Combate à Fome e à Pobreza da Câmara de Vereadores de Teresópolis; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elton Cardoso; e profissionais das equipes técnicas das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde, entre outros convidados.

Conselheiros eleitos: Para as oito vagas da sociedade civil no COMSEA foram eleitos Elaine Araújo de Souza, da Cooperativa Agrícola Familiar de Vieira – COOPVIEIRA, e o suplente Maicon da Silva Rocha; Cláudia Maria Felix Grimberg e a suplente Leda Bione Luna de Araújo Lima, da Associação de Assistentes Sociais de Teresópolis (AASTE); Professora Amanda Carvalho Oliveira Rebelo de Albuquerque e o suplente Carlos Renato de Castro Souza, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SINDPMT); Rosana Martuchelli Nogueira e a suplente Clara Maia Franco, da Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica de Lúcios; Tânia Iorio de Rezende e a suplente Gisele de Freitas Carvalho, da Mitra Diocesana de Petrópolis (da qual Teresópolis faz parte); Ros’Angela Castelar Toledo e a suplente Suely Lopes Cidade, do Núcleo de Serviço CRER-SENDO; Rosângela Maria Gama Rezende e o suplente Davi Maurício Pereira, da Troca de Experiências e Integração entre Amigos Autistas (TEIAA); Elton Cardoso da Silva e a suplente Michelly Rosa de Medeiros Coelho, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresópolis (APAE).

Pelo Poder Público Municipal, foram indicados Graziela Bastos Orcai e a suplente Yasmim da Silva Rebello (Secretaria de Saúde); Flávio Ribeiro e a suplente Denize de Siqueira Cardozo (Secretaria de Educação); Flavia Bartoly Rosa e o suplente Jarderson Ferreira Sousa (Secretaria de Agricultura); Fabiana Canto Grangeiro e a suplente Tereza Cristina Alvarez dos Santos (SMASDH).

A Professora Amanda Albuquerque foi eleita a presidente do COMSEA e Ros’Ângela Castelar Toledo, também conhecida como ‘Pama’, como vice-presidente.

Fotos: crédito Bruno Nepomuceno e Divulgação.