Teresópolis realiza campanha de prevenção à hanseníase

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado no próximo domingo, 31, equipes dos postos da estratégia de saúde da família estão realizando campanha de orientação aos pacientes sobre a doença.

O objetivo é alertar a população, destacando a importância de se procurar uma Unidade de Saúde no caso de manifestação dos sintomas, pois a hanseníase é uma doença curável e o tratamento é disponibilizado gratuitamente nas unidades de saúde do Município.

Informações também podem ser obtidas no Programa de Controle da Hanseníase, vinculado à Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), e que mantém atendimento nas segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h

A doença

A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pela bactéria (bacilo) Mycobacterium leprae. Afeta a pele e os nervos periféricos e se não for diagnosticada e tratada, pode levar a severas deformidades.

A transmissão ocorre quando uma pessoa saudável respira ar contaminado por bactérias liberadas no ambiente por uma pessoa doente ao tossir, espirrar ou falar. Esta infecção pode, ou não, levar ao desenvolvimento da doença. Isso vai depender de alguns fatores, como a imunidade de cada um; o tempo que o doente convive com as pessoas que estão transmitindo; e a quantidade de bacilos que o doente está eliminando.

É importante que todos que residem com uma pessoa com hanseníase procurem uma Unidade de Saúde para serem examinadas. Os familiares que convivem no mesmo domicílio são as pessoas com maior risco de contrair a doença. Não é necessário separar copos, talheres, roupas ou lençóis, já que a contaminação se dá apenas por via aérea, e não por objetos.

A hanseníase pode se apresentar com manchas claras ou avermelhadas, com dormência, perda do tato, dor e sensação de calor ou frio. Também pode causar diminuição da força e até paralisias nas mãos e nos pés. Quando não tratada, pode evoluir para deformidades. No caso de haver uma mancha há mais de três meses, a pessoa deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde próximo de sua residência, para que haja o diagnóstico e o tratamento.

O diagnóstico é essencialmente clínico. Além das lesões esbranquiçadas ou avermelhadas, com diminuição de sensibilidade (dormência), a doença também pode se apresentar por caroços, perda de pelos ou da sudorese na área das manchas, e nervos dolorosos ou com espessamento. A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito! Os medicamentos estão disponíveis nas Unidades de Saúde do município.

Prefeitura Municipal de Teresópolis
www.teresopolis.rj.gov.br