Desde esta quarta-feira (8), representantes de Teresópolis participam da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, que tem como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Contando com a presença de autoridades estaduais e municipais, a etapa reúne gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) até sexta (10), no centro de convenções Expo Rio Cidade Nova, na região central do Rio, para debater os rumos da política pública no Estado.
O município é representado pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Graça Granito, pela subsecretária Tania Iório, pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rangel Pinheiro, e pelos delegados eleitos na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nos dias 2 e 3 de julho. Também participam do evento integrantes do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), como convidados.
A Etapa Municipal teve uma participação popular histórica, com mais de 300 pessoas que avaliaram, debateram e propuseram diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Durante dois dias, foram definidas prioridades para assegurar que as políticas públicas atendam às reais necessidades da população. Agora, as deliberações de Teresópolis serão analisadas pela Plenária Estadual, podendo ser aprovadas e contribuir para mudar os rumos da Política Nacional de Assistência Social”, assinalou a secretária Graça Granito.
No final da 15ª Conferência Estadual, que é acompanhada pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, serão eleitos os representantes dos municípios para a Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para ocorrer de 6 a 9 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF.
Fotos: Divulgação.