Você está visualizando atualmente Teresópolis na palma da mão: Rotas turísticas inteligentes no aplicativo Smart Tour

Turistas e moradores que visitam pontos turísticos de Teresópolis passam a contar, a partir de dezembro, com uma ferramenta de alta tecnologia. A gestão municipal adquiriu, por meio de licitação, serviços da Smart Tour Brasil, startup voltada para gestão pública do Turismo que atua com a criação de soluções inovadoras com foco na implantação de Destinos Inteligentes. A empresa disponibiliza, gratuitamente para o usuário, o aplicativo Smart Tour, com informaç&otil de;es sobre os principais atrativos turísticos. Os dados sobre 20 pontos turísticos de Teresópolis estarão disponíveis a partir do próximo dia 15 de dezembro.

“A Smart Tour é uma startup muito conceituada, premiada pelo Ministério do Turismo e também internacionalmente por sua atuação inovadora na área. Será uma prestadora de serviços de alta tecnologia por 2 anos. A startup disponibiliza geração de dados precisos em tempo real para gestão pública de Turismo, auxiliando em tomadas de decisão rápidas e assertivas. Será uma ferramenta importante de divulgação dos nossos pontos turísticos, tanto para os turistas quanto para os moradores que desejam visitar nossos atrativos”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

O secretário de Turismo, Mauricio Weichert, enfatizou que Teresópolis vai iniciar a utilização das Rotas Turísticas Inteligentes Smart Tour englobando 20 atrativos, pontuando sobre as funcionalidades da plataforma.

“A plataforma que eles oferecem é extremamente interessante, tanto pra gente monitorar o nosso turista e ter mais dados e informações, tanto para nos comunicarmos com este turista que vem a Teresópolis e principalmente levá-lo dos principais atrativos para outros tantos que ofertamos no município. Para isso, contratamos a divulgação de 20 pontos que entendemos que o turista que visita Teresópolis precisa conhecer. Nosso intuito é que este turista fique conosco mais tempo e visite mais atrativos e que consigamos saber mais sobre ele, obviamente, respeitando a lei sobre dados, mas, entender isso para ser mais assertivo nas nossas pol íticas públicas”, frisou Maurício Weichert.

O secretário pontuou que o aplicativo aplica uma pesquisa de satisfação e que, assim, é possível traçar o perfil desse turista, de onde vem, objetivo da viagem, entre outros dados. Essas informações vão contribuir para o planejamento da gestão municipal e a implantação de políticas públicas para o segmento do Turismo.

Destinos Turísticos Inteligentes

A Smart Tour Brasil é uma iniciativa inédita na América Latina voltada ao setor turístico e à implementação de Destinos Inteligentes. Proporciona uma nova experiência ao turista, com foco em alta tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade e fácil acesso pela gestão pública.

O aplicativo funciona da seguinte forma: Pequenos dispositivos de localização indoor que se comunicam com smartphones via Bluetooth e web num raio de até 70 metros repassando conteúdo diretamente na tela do celular do usuário, sem necessidade de buscas na internet ou qualquer tipo de pesquisa, tudo em tempo real. Possui acessibilidade para deficientes visuais e com opção de conteúdo turístico em multi-idiomas, abrindo um canal de comunicação direto com o público desejado.

Por meia das Rotas, a Smart Tour busca contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de experiências turísticas positivas, além de trazer um avanço tecnológico inovador e de ponta para o município, com o intuito de maximizar os pontos fortes e gerar mais benefícios no Turismo de Teresópolis. “A Smart Tour vai contribuir para Teresópolis se tornar um município mais digital e inclusivo para seus moradores e também para se consolidar como um destino turístico mais inteligente e eficiente para seus visitantes”, completou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.