Você está visualizando atualmente Teresópolis marca presença no maior encontro de soluções digitais para o setor público no Brasil

CSC GovTech 2023 reuniu gestores de vários estados

Teresópolis esteve representada no CSC GovTech – Tecnologia para a Transformação Digital 2023, na última semana, em São Paulo. O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, participou do evento como palestrante no painel ‘Construção de Governos Digitais: Cases Práticos’ e apresentou os avanços relacionados ao tema conquistados pelo município na gestão do Prefeito Vinicius Claussen.  Maior encontro de soluções digitais do Brasil voltado para o setor público, a iniciativa promove debates com grandes profissionais do universo de #govtechs.

“Foi uma oportunidade para compartilhar nossas experiências com gestores de outras cidades. Esse é mais um reconhecimento ao trabalho de um time que está fazendo a diferença e que vai muito além da atuação de uma Secretaria só. É um esforço de governo que colocou a transformação digital no centro da estratégia de modernização da gestão pública”, avaliou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

A apresentação do secretário teve como tema ‘4 passos na Construção de Governos Digitais – O Caso de Teresópolis’, enumerando os avanços da gestão nos âmbitos regulatório, como a Lei Municipal de Inovação, a Nova Lei das Antenas, SandBox (autorização para empresas testarem soluções inovadoras) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados); e conquistas em conectividade, como 173 unidades municipais conectadas em fibra óptica; 19.073 chips 4G para alunos da Rede M. de Ensino. Entre os avanços, destaque para a implantação do novo sistema digital de processos, que trouxe economia e maior transparência para a atividade pública municipal.

Ações de fomento à inovação também foram citadas, como o Edital de Inovação, com 30 projetos inovadores contemplados com mais de R$ 150 mil para efetivação; e cursos de capacitação em TI, por meio do projeto municipal Geração TerêTec. Entre os projetos em implantação citados estão o Departamento de Governança e Dados; TIÁ (Teresópolis Inteligência Artificial); Wi-Fi Público e Livre; Portal Geo; e Login Único Gov.BR.

O secretário também destacou reconhecimentos à cidade, como ter sido citada, pela 1ª vez, em 2019, no ranking das 100 melhores cidades para fazer negócios, sendo que a ampla rede de fibra óptica deu o destaque no indicador infraestrutura; 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities 2021 (Eixo Economia/RJ, entre cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes) e 2º lugar, ficando à frente da capital estadual e atrás apenas de Niterói (Eixo Geral/RJ).

O evento

Uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, o CSC GovTech – Tecnologia para a Transformação Digital 2023 recebeu mais de 1.000 participantes, com mais de 25 horas de conteúdo. Em seis palcos simultâneos foram apresentados 17 painéis de discussão e participação de mais de 80 palestrantes englobando temas voltados ao desenvolvimento de governos mais modernos, digitais e inclusivos.

A iniciativa tem a missão de estimular a abertura de novas frentes de atuação focadas no desafio de buscar a inovação do setor público e fortalecer o ecossistema GovTech no Brasil. O objetivo é pensar em iniciativas e ferramentas para a viabilização dos processos de digitalização e operação de demandas governamentais, facilitando o dia a dia dos cidadãos brasileiros.