Teresópolis marca presença na apresentação do Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico da Embratur

No momento, você está visualizando Teresópolis marca presença na apresentação do Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico da Embratur
Compartilhar:

Teresópolis marcou presença, nesta quarta-feira (21), no lançamento do Plano Brasis, nova estratégia internacional de marketing turístico da Embratur em parceria com o Sebrae. Realizado na sede do Sebrae,  no Centro do Rio de Janeiro, o evento reuniu representantes de destinos turísticos de todo o estado do Rio para apresentar as diretrizes que vão guiar a promoção do Brasil no exterior, com foco em experiências autênticas, sustentáveis e conectadas à diversidade cultural nacional.

Brasis: Um Brasil único. Mas muito mais do que um só

O encontro contou com palestras de nomes-chave da Embratur: Bruno Reis, diretor de Marketing e especialista em marketing turístico; Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes; e Carolina Stolf, coordenadora de Mercados Internacionais. Juntos, apresentaram os pilares do Plano Brasis e as estratégias de inserção do Brasil no mercado global, destacando a importância da diversidade regional como ativo competitivo.

Para o subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, a cooperação entre os municípios fluminenses fortalece o posicionamento do estado como destino internacional: “Quando o Rio de Janeiro cresce no turismo, o Brasil cresce junto.”

A proposta do Plano Brasis é ousada e necessária: reposicionar o Brasil no mercado internacional, promovendo experiências autênticas, sustentáveis e descentralizadas, com foco no fortalecimento de destinos que preservam sua identidade e vocação cultural. E Teresópolis, com seus atrativos naturais, rica gastronomia, cultura montanhosa e hospitalidade, foi reconhecida como um dos destinos com alto potencial para se destacar nesse novo cenário global.

A presença constante da Secretaria Municipal de Turismo em eventos estratégicos como este demonstra o compromisso da gestão do prefeito Leonardo Vasconcellos com o fortalecimento da imagem da cidade no mercado turístico nacional e internacional.
Para a secretária de Turismo, Nina Benedito, essa participação ativa é essencial para posicionar Teresópolis entre os destinos brasileiros prontos para dialogar com o mundo:
“Eventos como o lançamento do Plano Brasis são oportunidades valiosas para mostrar o que temos de melhor, construir conexões e alinhar nossa identidade local com as tendências do turismo global. Teresópolis tem potencial e está pronta para dar esse salto.”

Teresópolis no radar do turismo internacional

A participação da cidade no evento não foi apenas protocolar — foi estratégica e visionária. A convite do Sebrae, a secretária de turismo, Nina Benedito, esteve presente na reunião com rodadas de diálogo com representantes da Embratur, Sebrae e outros destinos brasileiros. O objetivo: consolidar Teresópolis como uma marca desejada no turismo internacional, com experiências formatadas para o visitante estrangeiro.

Segundo Marisa Cardoso, Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae, “A participação de Teresópolis foi fundamental! Teresópolis hoje tem produtos maravilhosos que podem ser formatados pra promoção internacional. Então, a participação de Teresópolis é muito importante junto com demais regiões e secretarias pra que juntos a gente possa realmente construir um produto de oferta internacional.”

A fala reforça o protagonismo da cidade no novo momento vivido pelo turismo brasileiro: a valorização da autenticidade, da regionalidade e do turismo como política pública estruturante.

Unidade e estratégia para transformar momentos em tendência

Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância de criar sinergia entre os diversos atores do turismo nacional: “Pra um momento virar uma tendência, virar política pública, isso precisa ser sólido. A gente precisa falar a mesma língua. O Brasis é essa conectividade que tem que se transformar em uma mesma mensagem, e o trade precisa estar junto.”

Teresópolis, que já vem trabalhando fortemente na profissionalização do setor e no fortalecimento de produtos turísticos como o ecoturismo, o turismo rural, de aventura e de experiência, vê no Plano Brasis uma oportunidade para expandir fronteiras e atrair o turista global, que busca justamente vivências únicas e com propósito.

Para Bruno, o momento é de expectativa e ação conjunta: “Quero muito que a gente consiga ampliar essa possibilidade de ter turistas internacionais em Teresópolis, mas pra isso é muito importante essa sinergia dos atores e que muita coisa boa vem por aí.”

Brasis: diversidade que se conecta

O Plano Brasis reúne mais de 100 experiências turísticas de base comunitária e sustentável em 61 municípios brasileiros. A plataforma digital Feel Brasil, lançada no mesmo contexto, trará essas experiências traduzidas para mais de seis idiomas, com fotos e vídeos profissionais, facilitando o acesso de turistas estrangeiros ao Brasil real, diverso e surpreendente.

Teresópolis se posiciona para integrar esse portfólio com experiências que refletem sua identidade: trilhas pela Mata Atlântica, cafés coloniais nas montanhas, cultura rural de raiz, roteiros de cervejarias artesanais, vivências em agroecologia, gastronomia afetiva, entre outros.

Um passo à frente

A presença de Teresópolis neste evento e sua adesão ao projeto sinalizam que a cidade não apenas deseja fazer parte do mapa internacional do turismo – ela está pronta para isso. Com produtos em maturação, vontade política e um setor cada vez mais articulado, Teresópolis se move com ousadia e poesia rumo a um novo tempo: o tempo em que suas montanhas dialogam com o mundo.

Fotos: Lara Benevenuti