Você está visualizando atualmente Teresópolis marca presença em reunião regional na Secretaria de Estado de Turismo

Em pauta, ações conjuntas para fortalecimento do turismo

O secretário municipal de Turismo, Maurício Weichert, representou Teresópolis e a Instância de Governança Regional (IGR) Serra Verde Imperial em reunião nesta quinta-feira, 18/03, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado. Composta pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, a IGR é uma exigência do Ministério do Turismo e apenas as das regiões Serra Verde Imperial e da Costa do Sol estão certificadas no Estado do Rio de Janeiro.

A reunião teve como pauta a proposta da realização de evento de Natal integrado entre as cidades da Serra Verde Imperial; a sustentabilidade financeira das IGRs; a representatividade das IGRs no Conselho Estadual de Turismo; a obrigatoriedade das Operadoras Virtuais de Turismo só venderem os fornecedores com Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR).

Outros assuntos foram abordados, como a proposta de o projeto piloto de fiscalização do CADASTUR ser feito pelos municípios e não mais pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio). O recapeamento e a sinalização turística de todas as rodovias estaduais, com atenção especial para a RJ-130 – a do Circuito Tere-Fri, e a implantação da tecnologia para gestão de dados, onde foi sugerida a parceria com o Serratec (Parque Tecnológico da Região Serrana), completaram a pauta.

Coordenado pelo secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o encontro teve a participação do secretário de Turismo de Petrópolis, Samir El Ghaoui, do presidente da Região Costa do Sol, Marco Navega, e integrantes da diretoria. “Estive com os representantes das IGRs da Costa do Sol e da Serra Verde Imperial conversando sobre ações para fortalecer o turismo nas regiões. O diálogo é uma importante ferramenta para conseg uirmos construir soluções para o turismo do estado do Rio”, avaliou Gustavo Tutuca.

“Agradeço a disponibilidade de agenda do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, assim como seu interesse e parceria para atender as demandas apresentadas”, concluiu Mauricio Weichert.

Fotos: Ascom Setur-RJ