Teresópolis inaugura Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Você está visualizando atualmente Teresópolis inaugura Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Nesta quinta-feira (23), o Prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen,  inaugurou o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU). O atendimento passa a integrar a Rede de Urgência e Emergência de Teresópolis. Pela primeira vez em Teresópolis, o SAMU terá início com duas ambulâncias adaptadas para os atendimentos, além de uma equipe especializada formada por 25 profissionais dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. O chamado pode ser feito pelo telefone 192 ou pela linha auxiliar (24)  2244-4150.

Compuseram a mesa simbólica do evento de inauguração, realizado na base central do serviço, no Bairro da Tijuca, o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos; a Subsecretária de Atenção Básica à Saúde, Edneia Martuchelli, o Subsecretário de Gestão e Planejamento Municipal de Saúde, Rodrigo Rebello; o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Alechandre Miranda, o Coordenador do SAMU, Pablo Féo; o Coordenador de Enfermagem, Marcos Cardinot; e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino. Representando o legislativo, estiveram o Presidente da Câmara dos Vereadores, Leonardo Vasconcellos, e o vereador Dudu do Resgate, autor da moção pedindo a instalação do serviço. Também estiveram presentes os vereadores Amós Laurindo, Teco Despachante, Paulo Nogueira, Jaime Medeiros, João Miguel, Gustavo Simas, Fabinho Filé e Maurício Lopes, além do ex-deputado estadual Nilton Salomão e convidados.
O SAMU funcionará durante 24h, de forma ininterrupta, na realização de atendimentos e resgates de pacientes em situações de urgência-emergência, onde haja a necessidade de intervenção especializada imediata. Após a remoção, o paciente será encaminhado para unidades de saúde com atendimento de pronto-socorro. “Teresópolis ganhou um lindo presente de Natal com a 7ª unidade do SAMU. Houve várias tentativas de implementação do serviço em Teresópolis e nossa gestão conseguiu, com muito trabalho, tirar o projeto do papel. Estamos entregando à população duas ambulâncias UTI 0Km e uma estrutura de primeira para o serviço. Os atendimentos serão realizados com uma equipe profissional e dedicada, e tenho certeza que nossos anjos de farda azul irão atender cada pedido de socorro como se fosse um pai ou uma mãe deles próprios. Estou certo de que muitas vidas serão salvas com esse serviço”, comentou o Prefeito Vinicius Claussen.

O SAMU Teresópolis será coordenado pela Central de Regulação de Urgências (CRU), localizada em Petrópolis, que será a responsável por definir as prioridades e despachar as ambulâncias. Outras emergências continuarão sendo competência do Corpo de Bombeiros, como: acidentes de trânsito com feridos; ferimentos por arma de fogo ou arma branca; agressão; quedas com ferimentos e fraturas; ataques de animais; choques elétricos graves; afogamentos e queimaduras.

“É um serviço de extrema relevância e vai ajudar a desafogar o serviço do Corpo de Bombeiros, ajudar no resgate de possíveis vítimas em estradas e ruas e o atendimento domiciliar. Hoje, no município, nós temos muitos idosos que precisam do atendimento domiciliar do SAMU e todos serão melhor atendidos a partir de agora”, explica o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

O custeio do serviço será dividido entre os governos federal e estadual, resultado da assinatura de convênio assinado em 12 de agosto de 2021. A implantação do programa atende moção do vereador Dudu do Resgate.

Simulação de atendimento

No mesmo dia, a partir das 16h, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a simulação de um pré-atendimento de emergência do SAMU. O exercício aconteceu na Praça Olímpica (Várzea).
A simulação contou com duas ambulâncias equipadas exclusivas do SAMU e com guarnições do plantão. Foi atendido um caso de mal-súbito, dentro de um ônibus.
“É uma satisfação muito grande poder estar fazendo parte desta equipe e da história do serviço do SAMU no município”, agradeceu o Coordenador do SAMU, Pablo Féo.

Créditos Bruno Nepomuceno

Legendas: Fotos 1187 e 1272 simulação de atendimento na Praça Olímpica
Restante das fotos: evento de inauguração do SAMU Teresópolis na Base Central do Serviço, localizada na Tijuca, ao lado da Secretaria de Saúde.