Você está visualizando atualmente Teresópolis ganha mais agilidade e praticidade com o sistema digital de Educação

Em busca de rapidez e integração, o município implantou uma gestão digital para facilitar o dia a dia de cidadãos e servidores

Mais um importante investimento da gestão do Prefeito Vinicius Claussen na Educação Municipal, a Prefeitura de Teresópolis implementou o sistema digital da Betha Sistemas. Maior desenvolvedora de sistemas para a gestão pública do Brasil, a solução trouxe rapidez, eficiência e integração necessárias para facilitar o dia a dia de cidadãos e servidores do segmento. A Prefeitura garantiu a integração das escolas com a Secretaria de Educação, evitando o retrabalho e o deslocamento dos profissionais, além de centralizar todas as informações.

Através dessa ferramenta é viável gerenciar de forma simples os cursos, planos curriculares e atividades, como a emissão de declaração de Bolsa Família e a transferência de alunos, por exemplo. “Quando você precisa realizar a transferência de um aluno para outra unidade, você já recebe todas as faltas, as presenças e o relatório completo do aluno. Então é isso, você clicou e já transferiu o aluno, e já tem todos os dados na nova unidade escolar”, ressalta Cintia Tulli, responsável pelo Ensino Fundamental II.

Por se tratar de uma tecnologia em nuvem, a solução pode ser acessada a qualquer momento e em qualquer lugar. “O sistema facilita também na necessidade de troca de professores, pois o novo professor não dependerá de um diário físico, ele terá acesso com facilidade, fazendo o login. Isso foi um ganho muito grande”, complementa Cintia.

Adaptação do sistema conforme as Leis Estaduais e Municipais

O sistema gerencia todas as áreas de ensino, atendendo às legislações federais e necessidades específicas de Teresópolis. Em todas as suas operações, a solução leva em consideração a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a proteção do uso de imagens e a divulgação de dados somente com autorização. Processos que demoravam dias agora são concluídos em minutos.

De acordo com a servidora do Setor de Estatística, Adriana Alves, as matrículas já estão sendo feitas através do sistema. “Nós seguimos todos os parâmetros de pontuação, e o programa é todo ajustado para essa Lei que seguimos aqui no município”.

A ferramenta facilita rotinas, tanto para os servidores como para os cidadãos. Antes da migração, as rotinas de pré-matrícula eram realizadas presencialmente. Os servidores costumavam atender presencialmente aproximadamente 500 pessoas por dia. Os pais e os responsáveis não precisam mais enfrentar filas e podem realizar e acompanhar todo o processo de pré-matrícula através da internet.

Além disso, processos como o envio de documentos ou informações ao Conselho Tutelar, ou mesmo ao Ministério Público, podiam levar até sete dias. “Agora, conseguimos resolver em dez minutos, sem precisar acionar a orientação, a direção ou os professores”, destaca Cintia Tulli.