Teresópolis fortalecida no cenário da Cultura no Estado do Rio de Janeiro

O secretário de Cultura de Teresópolis, Márcio de Paula (à direita), foi eleito Diretor de Articulação Política do Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Cultura.

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 3 de maio, na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro, o Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Cultura. Com a presença do secretário estadual da pasta, André Lazaroni, e de 78 dos 92 secretários do estado, foram eleitos os membros da diretoria do Fórum, composta de sete membros. Três são da Região Serrana, entre eles o de Teresópolis, Márcio de Paula — escolhido como Diretor de Articulação Política —, além dos representantes de Petrópolis, Leonardo Randolfo (Diretor de Integração); e de Nova Friburgo, Marcos Marins (2º Vice-presidente). “A reativação do Fórum e a eleição da diretoria serão importantes para criar canais de relação com governos estaduais, ministérios, etc.”, comentou Márcio de Paula.

O Presidente eleito do Fórum foi Marcelo Bravo, de Barra Mansa. Os demais diretores eleitos foram: Daniele de Oliveira, de Duque de Caxias (1ª Vice-Presidente); Denise Cunha de Assis, de Resende (Diretora de Comunicação); Celso Jacob Filho, de Três Rios (1º Secretário); e Célia, de Japeri (2ª Secretária).

O Estado do Rio de Janeiro e sua vocação cultural; Marcos Regulatórios da Cultura; Economia Criativa; Patrimônio Cultural e Inovação, entre outros temas, fizeram parte das mesas de debates do encontro.

O evento de gestores da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro buscou trocar informações e prestar esclarecimentos sobre os Programas 2017 e 2018 do estado para a Cultura. Ao fim do Fórum, uma carta de compromisso foi assinada pelos secretários, estabelecendo metas futuras para os municípios.

Texto: Ney Reis/Secretaria Municipal de Cultura