Você está visualizando atualmente Teresópolis encerrará vacinação contra a Influenza A, na próxima sexta-feira (7)

Imunização pode acabar antes nas unidades de saúde com o esgotamento dos estoques

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerra nesta primeira semana de janeiro a Campanha Nacional Contra a Influenza. As unidades de saúde, da cidade e interior, aplicam os últimos estoques de imunizantes até a próxima sexta-feira (7).

Com prorrogação da campanha para todas as idades a partir do dia 10 de julho de 2021, a população de Teresópolis ainda não vacinada pôde receber a dose única do imunizante nas unidades de saúde que ainda mantinham estoques, conforme divulgado pela PMT.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação contra a gripe segue o calendário anual da Campanha Nacional Contra a Influenza. Teresópolis aguarda comunicado do Ministério da Saúde (MS), indicando a data de início da campanha para o ano de 2022, quando novas remessas serão enviadas ao município.

Variante H3N2

Ainda segundo a SMS, a Campanha Nacional Contra a Influenza é feita com a produção de vacinas para combater e proteger a população contra cepas específicas da Influenza A. Porém, ainda 2021, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), identificou a introdução da variante H3N2, responsável pelo surto em todo o país.

Apesar desta nova variante ser o alvo da campanha que se iniciará em 2022, as autoridades de saúde garantem que a vacinação continua sendo um meio eficaz para garantir o controle da doença. “A população precisa ter em mente que o meio mais eficaz de garantir a saúde é se vacinando. É um fato que a atual vacina não bloqueia a infecção do vírus, mas ela garante o não desenvolvimento de quadros respiratórios graves”, explica a Subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Edneia Martuchelli.

A campanha em Teresópolis

Em Teresópolis, a Campanha Nacional Contra a Influenza atingiu a meta para cobertura vacinal, de 90%, em apenas um dos grupos prioritários.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal no município é a seguinte: trabalhadores da saúde (90%); crianças (76,7%); gestantes (67,7%); e puérperas (73,7%).

Sobre a Campanha Nacional Contra a Influenza

Em 2021, a Campanha Nacional Contra a Influenza teve início no dia 12 de abril e terminou oficialmente no dia 9 de julho.

Inicialmente, a campanha foi dividida em 3 fases, com grupos específicos. De modo geral, o público-alvo da ação foram as pessoas mais propensas a se infectarem e desenvolverem quadros graves da gripe Influenza A.