O Ministério da Educação (MEC) acaba de lançar o ‘Mapa de Experiências Inspiradoras em Educação Integral’, com relatos de experiências exitosas sobre a implementação da política de educação em tempo integral em escolas públicas em todo o Brasil. Teresópolis se destaca na plataforma com as escolas municipais Rui Barbosa (Gamboa/2º Distrito), Prof. Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarani) e Governador Portella (Bairro dos Pinheiros). A ferramenta interativa podem ser conferidas no link https://experienciaseduintegral.com.br/
A iniciativa pretende inspirar gestores públicos, escolares e educadores a aprimorarem seus trabalhos com as referências apresentadas. Foram selecionadas 738 experiências de 25 estados, 15 capitais e 714 municípios. “O Mapa é uma iniciativa pioneira do MEC para colher em todo o Brasil experiências que são importantes no território de atuação das escolas de tempo integral, pontuando as práticas pedagógicas promovidas nessas unidades. Teresópolis ganhou destaque com as nossas escolas Rui Barbosa, que fica no interior, Prof. Sylvio Amaral e Governador Portella, na área urbana. Parabéns às equipes diretivas, professores, funcionários, alunos e comunidades dessas escolas!”, enalteceu a secretária de Educação, Carla Rabello.
Com o tema ‘Do campo à cidade: as experiências das escolas municipais Rui Barbosa, Prof. Sylvio Amaral e Governador Portella na atuação com seus territórios’, as unidades se destacam, respectivamente, pelas vivências comunitárias com foco ambiental, ganham centralidade as caminhadas pedagógicas pelo bairro e visitas a parques, clubes e cinema, além de oficinas e parceria com os moradores, além de desenvolver projetos com temas escolhidos pelos alunos a partir do interesse e necessidades da comunidade.
“Como resultados, foram observados o fortalecimento do vínculo entre as comunidades escolares e seus territórios; o aumento do senso de pertencimento; a valorização da identidade local; o maior envolvimento das famílias; e avanços no desenvolvimento integral dos estudantes”, conclui o MEC.
Fotos: Divulgação














