Teresópolis é contemplada com 40 vagas do programa estadual Empreenda + Mulher

Você está visualizando atualmente Teresópolis é contemplada com 40 vagas do programa estadual Empreenda + Mulher
Secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, assina o termo de cooperação técnica oficializando o lançamento do programa Empreenda + Mulher

Um grupo de empreendedoras de Teresópolis participou nesta terça, 14/03, da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, entre as secretarias de Estado da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, que marcou o lançamento do programa Empreenda + Mulher.

Com transporte garantido pela Prefeitura de Teresópolis, o grupo foi acompanhado pela secretária municipal dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, que representou o Prefeito Vinicius Claussen na cerimônia, realizada no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.

Margareth Rosi, secretária dos Direitos da Mulher de Teresópolis, marca presença no lançamento do programa do Governo Estadual

O programa prevê várias ações, como mapeamento de oportunidades, oferta simplificada de crédito e capacitação para a administração de negócios, entre outras iniciativas para fortalecer a presença feminina no mundo dos negócios, e destinou 40 vagas para mulheres empreendedoras de Teresópolis.

As secretarias municipais dos Direitos da Mulher e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária vão organizar e definir os procedimentos para a oferta dessas 40 vagas, junto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

“Parabenizo a iniciativa do Governo do Estado, de lançar no mês dedicado a nós um programa que pretende fazer a diferença na vida das mulheres. Teresópolis é atuante nessa área e vem fazendo história com políticas públicas voltadas para o público feminino. Entre elas, a criação do programa municipal de abrigamento provisório e do auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Temos ainda a parceria com a equipe da ‘Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida’, da Polícia Militar, e com a Universidade Estácio de Sá de Petrópolis para a oferta de um serviço de apoio terapêutico”, ressaltou Margareth Rosi, secretária dos Direitos da Mulher de Teresópolis.

Ampliando o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero, a Secretaria dos Direitos da Mulher mantém em funcionamento o Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), instalado na 110ª Delegacia Policial, o Núcleo de Atendimento à Mulher no CRAS Meudon e o Posto Avançado de Atendimento à Mulher (PAM) na Rodoviária. Existe ainda o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), na sede da secretaria, que oferece atendimento psicológico, assistência social e jurídica para as assistidas.

“Nossa secretaria está sempre de portas abertas para acolher essas mulheres, direcioná-las e acompanhá-las para o atendimento mais indicado de acordo com a situação que estiverem vivendo”, concluiu Margareth Rosi.

Mulheres empreendedoras com a Primeira-dama do     Governo do Estado, Analine Castro, e a secretária dos Direitos da Mulher de Teresópolis, Margareth Rosi

O evento

O lançamento do programa Empreenda + Mulher contou com mesa de conversa, onde mulheres empreendedoras e multiplicadoras compartilharam suas histórias e atuações profissionais. Entre elas, a Primeira-dama do Governo do Estado, Analine Castro; a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, e a secretária nacional de Planejamento, do Ministério de Planejamento e Orçamento, Leny Lemos. Rodada de negócios exclusiva para empresas lideradas por mulheres e linha de crédito específica para o público feminino completaram a programação.

As empreendedoras da caravana de Teresópolis aproveitaram ao máximo a oportunidade. “Os depoimentos de mulheres de sucesso foram muito motivacionais e a possibilidade de ter um crédito diferenciado no mercado pode auxiliar muito as empreendedoras que necessitam de ajuda financeira. O network feito entre empresas e empreendedoras pode gerar bons frutos para todos. O importante é que este trabalho continue sendo feito. Juntas, somos mais fortes”, avaliou a arquiteta e perita Luciana Brito Quaresma Coelho.

“O Empreenda + Mulher contribuiu para ampliar a nossa visão empreendedora. Ouvir a trajetória de mulheres que conseguiram alcançar seus objetivos foi muito motivador! Pra mim, foi um momento de teoria e prática. Tempo de ouvir e aprender, de criar e fazer contatos. Um evento valioso, agradeço pela oportunidade. Que venham outros”, assinalou a empreendedora Leila Coutinho, do segmento de vestuário feminino.

Organizada pelas secretarias municipais dos Direitos da Mulher, de Trabalho, Emprego e Renda e de Fazenda, por meio do Espaço do Empreendedor, a caravana de Teresópolis foi resultado de ação conjunta entre as instituições integrantes do ‘Pra Cima Terê – Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Empregos’ e a Viação Teresópolis.

Parte da caravana de Teresópolis no lançamento do Empreenda + Mulher