Você está visualizando atualmente Teresópolis é a única cidade da Região Serrana a receber a Carreta do eMuseu do Esporte

Público pode visitar espaço interativo até o próximo domingo, 13, na Praça Olímpica

Teresópolis foi a cidade da Região Serrana escolhida para participar do projeto itinerante eMuseu do Esporte. A carreta está estacionada na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro, e pode ser visitada gratuitamente até o próximo domingo, 13, das 10h às 17h. O projeto, que conta com a parceria da Prefeitura, reúne o melhor do esporte nacional, experiências interativas em diversas modalidades, incentivo à iniciação na prática desportiva e, ainda, formação de monitores para a recepção em eventos culturais. O Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado da secretária de Esporte e Lazer, Geovânia Maia, visitou a carreta nesta quarta-feira, 9.

“Depois de uma pandemia sanitária, onde tivemos que reaprender a conviver, chegar à Praça Olímpica e ver crianças e jovens praticando esportes e interagindo é muito bom. É um projeto tecnológico, intuitivo, interativo, sensacional, que conta com a parceria de diversos segmentos, como a universitária, com a UERJ, a iniciativa privada, com a ENEL, e com o poder público, por meio do governo do estado. Parabéns a todos os envolvidos! Agradeço a oportunidade de Teresópolis ter sido escolhida para receber a carreta”, destacou o Prefeito, convidando a todos para conhecer o projeto, que fica na cidade até o próximo domingo, 13.

A idealizadora do eMuseu, Bianca Gama, comentou sobre o surgimento do projeto. “A ideia surgiu em 2016, quando a gente, depois dos Jogos Olímpicos, quis registrar os nomes do esporte nacional. Criamos uma plataforma onde várias confederações puderam, em um ambiente exclusivo, contar a história delas. Temos patrocínio da ENEL, com o Governo do Estado, através da Lei de Incentivo. Essa edição começou em novembro de 2021 e vai até o final deste mês. Esse projeto contempla nove cidades e Teresópolis, é a única da Região Serrana que foi contemplada”.

Bianca Gama ressaltou que “qualquer faixa etária pode participar: crianças, jovens, 3ª Idade, pessoas com deficiência. A carreta é totalmente acessível, tem Libras para deficiente auditivo, audiodescrição para deficiente audiovisual”. A idealizadora do projeto frisou ainda que o eMuseu possui um acervo com depoimentos de mais de 50 atletas para inspirar as pessoas e também experiências imersivas com simuladores. “Então, a gente tem simulador de bicicleta, de skate, de surf. A Magic Paula em holografia. Na área externa, você vivencia, na prática, diversos esportes, como o tênis de mesa, vôlei sentado para mostrar uma atividade adaptada, vôlei tradicional, o basquete, badminton. E temos oficinas de sustentabilidade. O objetivo é que a gente crie uma experiência única para as pessoas que entram na carreta”.

No primeiro dia de visitação à carreta, alunos do Ensino Médio de uma escola particular frisaram sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência às atividades esportivas e da sustentabilidade. “O que mais me chamou a atenção foi a inclusão de todos. Eles não focaram só em adolescentes, está tendo também oficina com crianças.  Eu não gosto muito de esportes, mas estar presente aqui me fez ter outro olhar sobre os esportes, gostar um pouco mais. A parte do trailer foi a mais legal. A questão de inclusão de todos, não excluir ninguém, e também das oficinas de reciclagem, também me chamaram a atenção”, disse Maria Teresa, estudante do 3º Ano.

O Projeto

O projeto conta, ainda com parceiros como as prefeituras dos municípios que recebem a carreta; o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

A carreta abriga em seu interior 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições, além de uma plataforma 3D que proporciona a atletas profissionais e amadores a possibilidade de se aventurar em esportes como o surf, skate, tênis, natação, ciclismo, entre outros.

Fotos: Bruno Nepomuceno