Teresópolis começa 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Você está visualizando atualmente Teresópolis começa 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 90% do público alvo

A partir da próxima quarta-feira (6), a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá iniciar a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Dividida em duas fases, o objetivo do esforço é reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus.

A campanha segue determinação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), e tem por meta a imunização de, no mínimo, 90% do público alvo. Este grupo prioritário será dividido em duas fases, de acordo com o calendário estipulado pela campanha.

Primeira fase da campanha

A primeira fase ocorrerá de 6 de abril até 30 do mesmo mês. Nesta etapa serão priorizados os seguintes públicos: trabalhadores de saúde e idosos. A imunização destes grupos ocorrerá conforme calendário de cada semana.

Na primeira semana de abril (dias 6, 7 e 8), a Secretaria Municipal de Saúde seguirá da seguinte forma:

Na cidade, a população idosa será atendida a pé na quadra de esportes ao lado da Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah (São Pedro) e também na rua Alice Quintela, ao lado do Sesc Teresópolis. Para idosos com dificuldade de locomoção, o atendimento será priorizado no Posto da Várzea (CES).

No interior, a vacinação será feita na UBS de Bonsucesso e no PSF de Pessegueiros. O atendimento acontecerá de 9h às 15h, com distribuição de senhas.

Doses também serão aplicadas em todas as unidades de saúde, também conforme as senhas distribuídas.

Os profissionais de saúde acima de 60 anos também serão atendidos no SESC Teresópolis, de 9h às 15h. Profissionais das demais idades receberão a vacina nos locais de trabalho, de acordo com a distribuição na rede própria, hospitais e clínicas conveniadas e no fim por serviços privados.

Segunda fase da campanha

A segunda fase acontecerá do dia 2 de maio até 3 de junho. Neste momento, a campanha se estende para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, crianças de 2 meses a 4 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, professores, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, forças de segurança, forças de salvamento e forças armadas, pessoas com deficiência, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socieoeducativas e população privada de liberdade.