‘Teresópolis Artes Manuais’ segue até domingo, 20

Evento reúne mais de 100 artesãos e grande diversidade de peças

Feira de artesanato que reúne mais de 100 artesãos da cidade, a ‘Teresópolis Artes Manuais’ vai até domingo, 20, em dois locais: no salão da Igreja de Santo Antônio, no Alto, e no Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo. Na feira, são encontrados trabalhos produzidos com diversas matérias-primas, como couro, linha, barbante, palha, pedrarias, tinta a óleo, dentre outros. A entrada é gratuita.

A ‘Teresópolis Artes Manuais’, que está na terceira edição, faz parte do Calendário Oficial de Eventos das secretarias de Cultura e Turismo. Durante a abertura da feira, nesta quinta, 17, a coordenadora do evento, Fátima Cunha, destacou os benefícios da realização do evento.

“A feira traz visibilidade para a cidade, com trabalhos maravilhosos dos artesãos de Teresópolis. Com peças que são também exportadas, divulgando o nome da cidade para o mundo. Além disso, somos o segundo município fluminense com maior número de artesãos, atrás apenas para a capital do estado. Desde que o Prefeito Vinicius Claussen entrou, já temos 570 profissionais da área inscritos que não tinham onde expor seus produtos”.

Cláudia Castro encontrou no artesanato uma maneira de melhorar o estado emocional. “Eu estava num processo de depressão, de síndrome do pânico, e comecei a fazer cursos como uma forma de terapia, além do tratamento médico, e gostei da arte. Meu estado emocional melhorou muito. Faço as peças com muito carinho, dedicação, concentração. E a feira é uma ótima oportunidade para mostrar nosso trabalho”.

A avó de Izabel Veiga fazia crochê e foi sua referência no artesanato, desde a infância. Já na juventude, a artesã assistiu em programa de tv uma profissional confeccionando uma peça com a técnica amigurumi, de origem japonesa. Produzo cada peça com amor e levo adiante o trabalho que a minha avó fazia com tanto carinho”, contou a artesã que também elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover a Feira ‘Teresópolis Artes Manuais’.

Fotos: Jorge Maravilha