Teresópolis alcança 64% na cobertura da Atenção Primária

Você está visualizando atualmente Teresópolis alcança 64% na cobertura da Atenção Primária

Avanço é resultado de ampliação de equipes em todas as unidades de saúde

Com ampliação das equipes nas unidades de saúde de Teresópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alcançou uma cobertura de 64% na Atenção Primária. Desde setembro, o município conta com quadro completo de médicos na cidade e interior.

Este aumento na cobertura da Atenção Primária aconteceu através da criação de novos postos de saúde e também pela ampliação das equipes. Atualmente, Teresópolis possui 22 equipes em todas as unidades de saúde, totalizando 36 profissionais que agilizam o atendimento à população em diferentes horários.

“Quando assumimos a Prefeitura em 2018, encontramos um município com 16 equipes, mas com apenas 8 completas com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nesta época, a nossa cobertura estava em 24%. Com muito trabalho, chegamos a 42% de cobertura já em 2021”, comentou o prefeito Vinicius Claussen.

Foi a partir de 2 de maio, quando a SMS recebeu a nova gestão, que esse esforço na ampliação das equipes levou a cobertura da Atenção Primária de 42% para a atual taxa de 64%, de acordo com o DigiSUS. Neste período foram ampliadas as equipes dos seguintes locais: Alto, Barra do Imbuí, Fonte Santa, Meudon, Rosário e Vargem Grande.

Segundo a SMS, a meta é que a cobertura da Atenção Básica via Sistema Único de Saúde (SUS) alcance 70% a 75%. Para isso, é planejada a criação de novos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) no Caleme e Motas.

Reestruturação da Atenção Básica

Desde 2018, a gestão municipal se empenhou na reestruturação da Atenção Básica com uma série de avanços e investimentos no setor da saúde pública. Desta forma, foi possível a reinauguração da unidade de saúde da Fazenda Alpina; e a inauguração das unidades do Alto, Parque Ermitage e Pimentel.

Ainda houve a reestruturação completa do SPA de São Pedro e inauguração da UBS de Bonsucesso.