Você está visualizando atualmente Teresópolis 131 Anos: Talento e emoção marcam Concerto da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli

Polo da Escola Villa-Lobos promove inclusão social por meio da música

Talento e emoção deram o tom do Concerto da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli – Polo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos na noite desta quinta-feira, 14, no Teatro Municipal, na Prefeitura. Composto por apresentações dos alunos que se destacaram durante o primeiro semestre letivo e as turmas que cursam a disciplina Canto Coral, o concerto contou com um repertório variado, com canções nacionais e internacionais, apresentações solo e em grupo. O Coral Municipal de Teresópolis, sob a regência de Douglas Clemente, encerrou a programação com ‘Qui nem Jiló’, de Luiz Gonzaga, ‘Samba de Verão’, de Marcos Valle, e uma bela performance do Hino a Teresópolis, em homenagem ao 131º aniversário do município.

A secretária de Cultura, Cléo Jordão, assistiu às apresentações e destacou a importância da escola de música municipal para Teresópolis. “É muito gratificante ver o resultado de um trabalho, destacando o empenho dos professores e de toda a equipe da Escola Municipal de Música. Um ensino de qualidade, que recebe muitos elogios. Agradecemos também a confiança dos pais e dos alunos. A escola começou há 5 anos e por lá já passaram mais de 500 alunos, entre eles, vários cantam profissionalmente. É emocionante ver o fruto do nosso trabalho! Hoje também temos uma apresentação especial do Coral Municipal”, enfatizou Cléo Jordão, pontuando que, este ano, o Prefeito Vinicius Claussen renovou o convênio com a Escola Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, para dar continuidade ao projeto em Teresópolis. Cléo também prestou uma homenagem à servidora municipal Márcia Mansur, que atuou por mais de 30 anos no Centro Cultural Bernardo Monteverde, e agora está se aposentando.

Aluna da Escola Municipal de Música desde 2020, Isabella Custódio fez uma apresentação solo, com ‘Chega de Saudade’, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e uma Prática de Conjunto, com os alunos Fellipe e Daniel Maia, numa linda versão de ‘Caçador de Mim’, de Milton Nascimento. “Quando entrei para a escola de música comecei com as aulas de piano, mas a vontade de cantar foi mais forte do que a timidez de subir ao palco como cantora, e hoje me dedico às aulas de Canto e de Prática em Conjunto. A escola me ajuda muito em todos os sentidos e já faço shows. Quero seguir carreira na música. É o que eu amo!”, contou Isabella.

Nicolas de Oliveira e Adriana Lomba de Oliveira são pais de Beatriz, de 11 anos, aluna da Escola Municipal de Música. “Nós sempre gostamos de música e incentivamos a nossa filha também. É uma oportunidade incrível que o município oferece para as pessoas que gostam da música e têm vontade de desenvolver o dom musical. Toda a equipe da escola está de parabéns pelo excelente trabalho e, em especial, a forma carinhosa e dedicada como tratam os alunos”, disse Nicolas de Oliveira.

Escola Municipal de Música

Promovendo inclusão social por meio da música, a Escola Municipal de Música Giordano Marrelli – Polo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos oferece cursos gratuitos para crianças, a partir de 6 anos, e jovens até a profissionalização. Funciona no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, e, atualmente, possui 110 alunos.

Oferece os seguintes cursos gratuitos, com duração de 3 anos cada: Módulo I (Iniciação Musical), Módulo II (Formação em Música) e Módulo III (Capacitação Profissional em Música). A direção musical é de Rubens Tavares.

Para se inscrever para os cursos disponibilizados pela Escola Municipal de Música, os interessados devem ficar atentos à publicação do edital para seleção de alunos, conforme o número de vagas disponíveis, que geralmente é publicado em novembro, no Diário Oficial eletrônico do município (teresopolis.rj.gov.br).

Para integrar o Coral Municipal de Teresópolis, o interessado deve comparecer ao ensaio para fazer testes, nas quintas-feiras, às 19h, no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Oliveira Botelho, 210 sobreloja – Alto). O telefone para informações é (21) 3642-1061.

Fotos: Bruno Nepomuceno