Você está visualizando atualmente Tecnologia para a justiça social: Equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Teresópolis faz curso para uso da plataforma Geopixel

Ferramenta é utilizada no mapeamento detalhado dos territórios de atuação da secretaria

“É uma tecnologia de ponta para facilitar e ampliar a capacidade de gestão dos governos”, resumiu a técnica Lívia Pinto, da Secretaria Municipal de Planejamento. Ela ajudou a preparar o conteúdo disponibilizado pela plataforma digital Geopixel – Inteligência Municipal para a capacitação, nesta quarta-feira, 26 de julho, de nove profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).

A plataforma especializada em geointeligência apresenta uma mapa fotográfico detalhado de todo o município, com camada” (janelas, ou links) que possibilitam, por exemplo, visualizar todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, assim como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os territórios mais vulneráveis socialmente, suas famílias, seus habitantes, suas necessidades e cadastrá-los com todas as informações necessárias.

Durante o treinamento, a equipe habilitou os tablets com os quais acessarão a plataforma Geopixel de agora em diante nos equipamentos da SMASDH e, depois, acompanharam as orientações de Mariana Bezerra, da Geopixel. “Com certeza, essa é uma plataforma que atende às suas necessidades porque é uma ferramenta maleável”, explicou Mariana. Ela revelou que haverá níveis de acesso à plataforma para fazer alterações nas informações, com pelo menos três pessoas chave para o acesso de nível máximo, “caso um deles ou até dois estejam ausentes, por algum motivo”, disse.

Mas a Geopixel é democrática. “Haverá acesso livre a informações como, por exemplo, as escolas, os postos de saúde, as praças esportivas, restaurantes, hotéis, com dados de localização, especificidades, abrangências, etc.”, completou Mariana Bezerra. Ou seja, além da gestão municipal em geral e da assistência social e sua luta pelos direitos humanos em particular, a educação, a saúde, o turismo, o lazer e o entretenimento ganham uma ferramenta poderosa de fomento na cidade.