Você está visualizando atualmente Setor de tecnologia cresce mais de 20% em Teresópolis em 2023: faturamento subiu de R$ 338 milhões para R$ 407 milhões, com abertura de 17 novas empresas

O setor de tecnologia é um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo, com melhores oportunidades de emprego do que diversos outros setores do mercado de trabalho. Em Teresópolis, os números são bastante positivos, com 17 novas empresas instaladas, totalizando 320 empresas de TI ativas no município; e aumento de mais de 20% no faturamento, que subiu de R$ 338 milhões para R$ 407 milhões em 2023.

O levantamento é da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com dados da Secretaria Municipal de Fazenda, e auxilia no monitoramento das políticas públicas implementadas pela gestão municipal. Durante este ano, 17 empresas abriram ou se transferiram para Teresópolis, o que representa mais oportunidades de emprego e circulação de renda no município em uma área que possui escassez de mão de obra qualificada.

“Esses números mostram que a política pública municipal de Ciência e Tecnologia vem dando resultados. Temos investido em projetos e ações que buscam revigorar a vocação tecnológica de Teresópolis em prol do desenvolvimento econômico e sustentável com geração de empregos em nossa cidade”, avaliou o Prefeito Vinicius Claussen.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, destacou as oportunidades de qualificação oferecidas gratuitamente às pessoas que desejam ingressar neste mercado, por meio do programa ‘Geração Teretec’.

“O programa é uma iniciativa do Prefeito Vinicius Claussen que conta com a parceria de instituições de ensino e projetos sociais, como o Serratec, Galileo, Faetec, Cecierj, e Senac. Este ano já ofertamos 489 vagas em diversos cursos gratuitos, com 185 formandos”, comentou Vinicius Oberg.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ao final de 2021, o setor de TI registrou cerca de 632 mil empregos formais no Brasil, o que representou um crescimento médio de 25% em relação ao ano anterior. Teresópolis faz parte, em conjunto com Petrópolis, Nova Friburgo e Areal, do SerraTec, maior parque tecnológico do interior fluminense.

Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne mais de 400 empresas, fatura mais de 1,1 bilhões de reais e gera cerca de cinco mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.