Servidores municipais de Teresópolis participam de capacitação sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Pacto Global

Você está visualizando atualmente Servidores municipais de Teresópolis participam de capacitação sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Pacto Global
Consultora de políticas públicas, Angélica Gusmão
Compartilhar:

Servidores de 15 secretarias da Prefeitura de Teresópolis participam nestas segunda, 18/09, e terça, 19/09, da capacitação ‘Metodologia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Pacto Global’, promovida pelo Sebrae-RJ. O objetivo é qualificar os gestores públicos para que os projetos desenvolvidos pelo município estejam alinhados com os desafios da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de que a sustentabilidade ganhe relevância nas políticas públicas.

“Esta iniciativa é de fundamental importância para aprimorarmos nossos conhecimentos e práticas em prol de um futuro mais sustentável e alinhado com os valores de Teresópolis’, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

Realizada na Universidade Estácio de Sá, na Várzea, a qualificação foi aberta pela coordenadora regional do Sebrae – Região Serrana II, Cláudia Pacheco, acompanhada pela analista Cristina Andriolo, e segue nesta terça, 19, ministrada pela consultora de políticas públicas, Angélica Gusmão.

“É impossível hoje atuar em gestão pública e não trabalhar os eixos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os desdobramentos desse programa para o município, se implementados, são de grande importância, independente de gestão futura”, comentou Cláudia Pacheco.

A Agenda 2030 é um plano de ações desenvolvido pela ONU que visa à erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano 2030. O documento enumera 17 objetivos gerais e 169 metas a serem alcançadas pelos países até 2030, configurando uma nova Agenda Universal.

São os objetivos: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação pela mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Coordenadora regional do Sebrae – Região Serrana II, Cláudia Pacheco

Fotos: Bruno Nepomuceno