Você está visualizando atualmente Espaço do Empreendedor de Teresópolis capacita equipe para concorrer ao Selo Sebrae de Referência em Atendimento

Inaugurado em maio de 2019 e instalado no 1º piso da Prefeitura de Teresópolis, o Espaço do Empreendedor vem investindo na capacitação de sua equipe para concorrer ao Selo Sebrae de Referência em Atendimento. É uma metodologia de avaliação com o foco em reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados aos empreendedores locais.

“É fundamental aprimorar o atendimento oferecido aos pequenos negócios neste importante setor, implantado pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen para impulsionar o empreendedorismo, agilizar a legalização de empresas e fortalecer a economia local. Só nos últimos quatro meses registramos cerca de 6 mil atendimentos”, ressalta Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Vinculado às secretarias municipais de Fazenda e de Trabalho, o Espaço do Empreendedor abriga a 30º Delegacia da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). No setor, o pequeno e o microempreendedor podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas, esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias, ter orientações sobre pequenos negócios e buscar linhas de microcrédito. O trabalhador também tem uma área dedicada a ele, com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) atendendo no mesmo local.

O prêmio: A concessão do Selo Sebrae Referência em Atendimento conta com fases estadual e nacional. Na etapa estadual, a Sala do Empreendedor pode ser reconhecida nas categorias Ouro, Prata e Bronze. Já na nacional, é concedido o selo Diamante para as Salas do Empreendedor melhor pontuadas na categoria Ouro. Entre os pilares que são analisados para pontuação estão: qualidade no atendimento remoto, gestão, ambiente de negócios, realização de capacitações, presença digital, estrutura e capilaridade.

Aprimorando o atendimento: O treinamento mais recente da equipe aconteceu na primeira quinzena de setembro e foi ministrado pelo secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães, com a atualização de conhecimentos sobre vários temas de interesse dos pequenos negócios. Entre eles, o tratamento diferenciado para os pequenos negócios nas licitações da Prefeitura de Teresópolis, conforme previsto na Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar Federal 123/2006); procedimentos licitatórios com itens exclusivos, cota reservada e obrigatoriedade de subcontratação; e orientações aos micro, pequenos empresários e MEI sobre como se cadastrar para receber as oportunidades de fornecimento por e-mail.

O tratamento diferenciado nas licitações, com  ações para potencializar as licitações com prioridade local; os pontos de destaque na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133/2021) e as orientações que os empresários podem obter pela ferramenta TIA – Teresópolis Inteligência Artificial foram outros assuntos tratados durante a capacitação.

“Essas são ações concretas que nossa gestão põe em prática para melhorar o ambiente de negócios e mudar a realidade da cidade. Participando das compras públicas da Prefeitura, os empreendedores fortalecem as suas empresas, o dinheiro circula no município, novos empregos são gerados e a economia cresce”, conclui o Prefeito Vinicius Claussen. Graças a essas iniciativas, Teresópolis é o atual vencedor do Programa Cidades Empreendedoras e da Etapa Estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae/RJ, no eixo de Compras Públicas.