Você está visualizando atualmente Servidores das escolas municipais serão treinados em primeiros-socorros pela equipe do SAMU Teresópolis

Projeto, que atende à Lei Federal Lucas, terá sua primeira formação em Vieira, 3º distrito

No dia 21 de outubro, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Programa Saúde na Escola (PSE) realizarão um treinamento de primeiros socorros para 40 profissionais da Escola Municipal Monsenhor Mário Carmo Benassi, em Vieira (3º distrito). No local ainda estarão presentes professores, auxiliares de cozinha, limpeza e motoristas da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

Chamado de “Projeto SAMU na Escola”, o serviço será levado para todas as 99 unidades de ensino do município e também nas 5 creches conveniadas. A ação segue a Lei Federal 13.722, também conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros-socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de recreação infantil.

“Esperamos que após o curso básico de primeiros-socorros os profissionais levem este conhecimento não só para a sala de aula mas também para casa, podendo ser utilizada em qualquer situação de emergência que possa acontecer”, explica o Coordenador do SAMU, Pablo Féo.

“Esta prática também proporcionará aos alunos uma maior segurança no ambiente escolar, com profissionais orientados e postura frente aos cuidados emergenciais”, afirma a coordenadora do PSE, Valéria Almeida.

O treinamento não vai alterar o funcionamento do SAMU no atendimento à população, já que será feito pelo coordenador do SAMU, Pablo Féo; pelo responsável técnico, Marcos Cardnot; e pelo responsável da educação continuada na base do SAMU, professor Carlos Souza.

“Na emergência, o elo mais importante é sempre o primeiro atendimento ao paciente. Esse atendimento realiza a manobra de reanimação e assim auxiliar na reanimação e oxigenação nos órgãos mais importantes”, descreve o responsável técnico do SAMU, Marcos Cardnot.

Lei Lucas

Em vigor desde 2018, a Lei Lucas ou Lei 13.722, homenageia o garoto Lucas Begalli Zamora (10), que morreu em setembro de 2017 após se engasgar com um lanche durante passeio escolar em Campinas, São Paulo. Todo o movimento social pela obrigatoriedade de que escolas recebam cursos de primeiros socorros aos funcionários foi idealizado e posto em prática pela mãe do menino, Alessandra Zamora.