Você está visualizando atualmente Servidores da Prefeitura de Teresópolis participam da Oficina Regional Sudeste de Construção da Estratégia Nacional de Governo Digital

Servidores da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia participaram, nesta quinta-feira, 21, da 3ª Oficina Regional Sudeste focada na construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital, no Rio de Janeiro. Promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a atividade colheu contribuições da sociedade civil, academia, organizações internacionais, setor privado e de outras organizações que compõem o ecossistema de governo digital dos estados e municípios de toda a Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Prefeito Vinicius Claussen destacou que a gestão investe na capacitação dos funcionários públicos municipais continuamente. “Desde 2018, investimos na capacitação dos nossos servidores, incentivando que participem de cursos oferecidos por outros órgãos e também por treinamentos internos, promovidos pelas secretarias. Nossa intenção é que o servidor se sinta cada dia mais estimulado a se aprimorar e, assim, atender a nossa população da melhor maneira, com eficiência e dedicação”.

Participaram da oficina o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, e os servidores Cleiton Pimentel, Daniel Miranda e Marcelo Viana. “As oficinas têm como objetivo construir, de forma colaborativa, a Estratégia Nacional de Governo Digital. É muito importante para Teresópolis participar da elaboração deste documento, que vai conter objetivos e recomendações para toda administração pública seguir evoluindo na transformação digital do governo federal, estaduais e municipais. Sendo que a meta é ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos”, enfatizou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

O MGI já realizou as oficinas das regiões Sul e Nordeste. Após o ciclo desta quinta-feira na capital fluminense, a rodada de oficinas seguirá para as regiões Norte (4/10, em Manaus) e Centro-Oeste (18/10, em Goiânia).

A Estratégia Nacional de Governo Digital, a ser consolidada ainda este ano, vai orientar como cada ente federado (Governo Federal, Estados e Municípios) vai elaborar sua própria estratégia de governo digital, mas mantendo alinhamento mínimo no conjunto de iniciativas. Cada ente poderá editar a sua própria estratégia de governo digital, no âmbito de sua competência, buscando a sua compatibilização com a estratégia federal e a de outros entes.

Fotos: Carolina Fernandes