Semana de Museus: humor e surpresas em peça sobre a história não contada de Teresópolis

15ª Semana Nacional de Museus: humor e surpresas em peça sobre a história não contada de Teresópolis

Dando continuidade á programação da 15ª Semana Nacional de Museus, a “temporada” da peça ‘O Indizível’ continuou nesta sexta-feira, 19, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91, Centro), com duas sessões pela manhã e uma à tarde.

A primeira foi assistida pelos alunos do 3º, 4º e 5º anos do Centro Educacional Renascer do Sol – da rede particular, e estudantes do 8º ano da Escola Municipal Estolino Peixoto. A segunda foi acompanhada por pacientes adultos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria Municipal de Saúde. A sessão da tarde foi apresentada para as normalistas do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt. Já a sessão deste sábado, dia 20, 14h30, será aberta ao público.

Todas as sessões de sexta foram filmadas e serão exibidas durante os três meses em que estará aberta ao público a exposição de mesmo nome, “O Indizível”. Concebida e montada pelo artista plástico Ricardo Guarilha, também autor dos textos em português e inglês (o espanhol ficou a cargo da escritora Neli Pampillón), a mostra tem pesquisa de Regina Rebello e Romildo Pires.

A exposição e a peça, além de uma palestra de Arthur Esteves sobre Roteiros Turísticos Alternativos de Teresópolis, inauguraram a participação do Município na 15ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em mais de mil cidades do Brasil até este domingo, 21 de maio, e é uma temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

História não contada

Textos e fotos, além da peça, trazem à tona o lado “oprimido” da história do Município, como a do primeiro prefeito negro do Brasil, Nestor Augusto Pinto, nascido na cidade próxima de Paraíba do Sul, em 9 de abril de 1892. Engenheiro, casado com Felizminda Teixeira Pinto — chamada carinhosamente de Dona Mindoca —, em 1924 veio a Teresópolis como topógrafo do Estado, realizando várias obras de melhorias municipais.

Em 1929, lançado como candidato a Prefeito pelo Dr. Olegário Bernardes, venceu o pleito pela esmagadora contagem de 907 votos a 10 de seu opositor, Dr. Júlio Eduardo da Silva Araújo. Porém, por ter apoiado a República Velha, foi destituído por Getúlio Vargas após a Revolução de 30, menos de um ano após tomar posse. Sua história faz parte do tópico “O Negro nas Eleições”, que também fala de outros personagens como Nilo Peçanha, o primeiro presidente da República negro.

Também na exposição e peça são abordados temas como “A Escravidão em Teresópolis” (e fica-se sabendo que o fundador da Vila de Santo Antônio do Paquequer, futura cidade de Teresópolis, George March, era um senhor de mais de 200 escravos); “Companhia Estrada de Ferro Teresópolis” e “Arthur Dalmasso”, contando brevemente a história do homem que dá nome à Casa da Memória e enfrentou um dos episódios mais obscuros de nossa cidade: o tráfico internacional de sangue, na virada dos anos 1960 para 1970.

A peça contou com a participação das atrizes Nara Zeitune, também autora do texto e conselheira estadual de Cultura, e Aline Busatto; e dos funcionários da Casa da Memória, Rafael Correia, diretor do espaço, Simoni Soares, Dalila Silva Guarilha e Márcia Bastos. A exposição é patrocinada pela Cultura Inglesa e é uma realização da Prefeitura Municipal de Teresópolis, através de sua Secretaria de Cultura, e da Casa da Memória Arthur Dalmasso. “Esta é só a primeira iniciativa nossa. Pretendemos realizar palestras e também exposições de dois em dois meses, para criar uma rotina, uma programação fixa e formar público”, explicou Rafael Correia.

Texto: Ney Reys/Secretaria de Cultura
Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT